UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782

Palavras-chave:

Atividade de campo, Conceitos geométricos, Situações-problemas, Sequência didática, Santuário do Lima

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, em que propomos uma atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos em conjunto com a resolução de situações-problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, foram ministrados os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. Na terceira etapa, foi realizada avaliação da aprendizagem. Com a realização da atividade de campo, os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara Alves Gomes, UERN

Mestre em Ensino (UERN)

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, UFC

Doutor em Física (UFC) Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Referências

ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, v. 3, n. 1, p. 322-334, maio 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181.#. Acesso em: 29 jul. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica).

CARDOZO, Dionei; MENEGHELLI, Juliana; POSSAMAI, Janaína Poffo. Concepções dos professores de matemática quanto a utilização de exercícios, situações contextualizadas e problemas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 31, p. 73-87, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5701/5001. Acesso em: 15 mar. 2019.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1989.

D’ AMBROSIO, Beatriz Silva. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Brasília, ano 2, n. 2, p. 15-19, 1989.

DE FRUTOS, José Antonio. et al. Sendas ecológicas: un recurso didáctico para el conocimiento del entorno. Madrid: Editorial CCS, 1996.

ECHEVERRÍA, María Del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio (Org.). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-42.

ELLIOTT, John. Action research for educational change. Milton Keynes: Open University, Press, 2004.

HANSEN, Karem Susan. Metodologias de Ensino da Educação Ambiental no Âmbito da Educação Infantil. Ciência e Educação, ano 11, n. 43, 2013.

SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015. (9º ano)

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. As atividades de campo no ensino de ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In: NARDI, Roberto. (org). Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 27-42. Disponível em: http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044-03.pdf. Acessado em: 20 jan. 2020.

XAVIER, Odiva Silva; FERNANDES, Rosana César de Arruda. A Aula em Espaços Não-Convencionais. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas: Papirus Editora, 2008.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

ALVES GOMES, Nayara; BARROS DE OLIVEIRA, Glaydson Francisco. UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 700–722, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/428. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias