POSSÍVEIS IMPACTOS EDUCACIONAIS DOS JOGOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p782-800.id744

Palabras clave:

Jogos Digitais, Língua Inglesa, Aprendizagem Tangencial

Resumen

Os jogos digitais são tidos como entretenimento popular entre jovens e adultos. Este trabalho objetiva identificar as suas potencialidades em contribuir para a aprendizagem dos conteúdos escolares, mais especificamente da Língua Inglesa, idioma predominante no mercado desses jogos. Os dados foram coletados por meio de um estudo investigativo utilizando questionário eletrônico enviado a estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. As respostas dos 114 participantes foram analisadas tendo o paradigma qualitativo como norteador. Os resultados apontam que, embora os conhecimentos da Língua Inglesa aprendidos em sala de aula tenham sido importantes para a ambientação nos jogos, a maioria dos respondentes (83,5%) confirma ter aprofundado as habilidades do idioma inglês por meio dessa prática. Este estudo aponta que esta imersão contribui significativamente para a aprendizagem da língua inglesa. Conclui-se que os jogos digitais se constituem como importantes ferramentas auxiliares para os professores de Língua Inglesa organizarem a sua prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Wálisson Dias Pinto, UGF

Especialista de Tradução Português-Inglês/Inglês-Português (UGF) Professor no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Professor no curso de Pós-Graduação em Docência no IFMG Campus Avançado Arcos

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

DIAS PINTO, Wálisson; ALVES PEREIRA, Cláudio. POSSÍVEIS IMPACTOS EDUCACIONAIS DOS JOGOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 782–800, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p782-800.id744. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/432. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías