RECITAL DE POESIA: TEXTO, VOZ E CORPO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p801-822.id747

Palabras clave:

Recital de Poesia, Linguagens, Escola Pública, Interação Social

Resumen

A presente pesquisa refere-se ao Projeto Recital de Poesia, desenvolvido desde 2016 na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, escola pública estadual, situada no munícipio de Major Gercino em Santa Catarina, envolvendo os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. A investigação possui como objetivo geral aprimorar as habilidades linguísticas em sua plenitude, contemplando as diversas formas do uso da linguagem, através da escrita, da oralidade e da expressão corporal. O presente artigo seguiu o modelo de pesquisa com abordagem qualitativa, sendo que os dados foram obtidos através da análise dos diários reflexivos referentes ao ano de 2019 dos estudantes, bem como do relato de prática da professora orientadora. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a importância que este projeto assumiu na vida dos discentes e a sua função social de envolver a família na escola, ainda a autonomia conquistada através da escrita e do reconhecimento de sua expressão pessoal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rozane Fermino, FACEL

Professora na Instituição SED/SC, Graduada em Letras - Português e Inglês (FACEL)

Camila Grimes, FURB

Professora na Instituição SED/SC, Doutoranda em Educação (FURB)

Flávio Booz, FACINTER

Professor na Instituição SED/SC, Graduado em Pedagogia (FACINTER)

Suzana Abromovicz, UNITINS

Professora na Instituição SED/SC, Graduada em Letras - Português e Espanhol (UNITINS)

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético. 103. ed. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1974. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_09&pagfis=109989 Acesso em 05 mai. 2020.

AVERBUCK, Ligia Morrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor.4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

BRANDEN, Nathaniel. O poder da auto-estima. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

NOVAIS, Carlos Augusto. Elementos de composição poética: noções básicas. In: CUNHA, Leo (Org). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

EIDT, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia Histórico-Cultural. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 121-146, 2010.

FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética. Pensar a Prática, v. 6, p. 59-72, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOY, Schmidt Arilda. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 1995.

LACERDA, Teresa; GONCALVES, Elsa. Educação estética, dança e desporto na escola. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, v. 9, n.1, p.105-114.

LIBERALI, Fernanda Coelho. O diário como ferramenta para a reflexão crítica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/fernanda_liberali.pdf Acesso em: 26 abr. 2020.

LOMBARDI, José Claudinei. A importância da abordagem histórica da gestão educacional. Revista HISTEDBR. Campinas, n. especial, p.11-19, ago., 2006.

MICCOLI, Laura Stella. Autonomia na aprendizagem de língua inglesa. In: PAIVA, V. L. M. O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. São Paulo: Pontes, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Coleção estratégias de ensino. Editora Parábola, São Paulo: 2018

RIBEIRO, João Manoel. O valor pedagógico da poesia. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 41, n.2, p. 51-81, 2007.

SANTA CATARINA. Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis, 2014.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura Literária & outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. 191p.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia Pedagógica. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 561p.

YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

FERMINO, Rozane; GRIMES, Camila; BOOZ, Flávio; ABROMOVICZ, Suzana. RECITAL DE POESIA: TEXTO, VOZ E CORPO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 801–822, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p801-822.id747. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/433. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías