BOTÂNICA NO CERRADO: A AULA DE CAMPO E AS COLEÇÕES BOTÂNICAS DIDÁTICAS ASSOCIADAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1139-1154.id746

Palabras clave:

Botânica, Tecnologia, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo teve por objetivo, avaliar as possibilidades didáticas das aulas de campo e das coleções botânicas didáticas associadas ao uso de algumas tecnologias digitais para o enriquecimento do ensino de botânica. Para tanto, foi apresentado aos estudantes de uma escola estadual de ensino médio do município de Tangará da Serra, Mato Grosso, o projeto “Botânica no Cerrado”, que permitiu por meio da realização de aulas de campo e laboratório, aliado ao uso de um grupo de WhatsApp e uso do Qr code, a ressignificação do ensino de botânica. Os alunos participantes demonstraram maior interesse pelas plantas e curiosidade pelas técnicas de campo e laboratório com o uso de métodos alternativos de ensino. Além disso, os recursos digitais utilizados permitiram atingir as expectativas dos jovens inseridos na era da internet e demonstraram ser ótimas ferramentas para auxiliar no processo de aprendizagem botânica. A coleção botânica didática construída no projeto servirá como estímulo aos demais alunos e professores de outras escolas do estado e assim poder ajudar na discussão e aprendizagem sobre a importância das plantas e seu conhecimento.

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Biografía del autor/a

Robson Aparecido dos Santos, UNEMAT

Mestre em Ensino de Biologia (UNEMAT) Professor da educação básica de Mato Grosso

Rogério Benedito da Silva Añez, INPA

Doutor em Botânica (INPA) Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO/UNEMAT)

Citas

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

APARECIDO DOS SANTOS, Robson; BENEDITO DA SILVA AÑEZ, Rogério. BOTÂNICA NO CERRADO: A AULA DE CAMPO E AS COLEÇÕES BOTÂNICAS DIDÁTICAS ASSOCIADAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1139–1154, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1139-1154.id746. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/453. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.