EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS TRAMAS QUE ENVOLVEM A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 A 2018)

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1278-1297.id707

Palabras clave:

História da Educação Feminina, Instituto Federal de Mato Grosso, Educação Profissional e Tecnológica

Resumen

O artigo aborda o papel da mulher no IFMT, cuja gênese foi eminentemente masculina. Objetivamos analisar a participação da mulher no universo de uma instituição de formação de trabalhadores, desde sua fase de criação em 2008 até 2018, quando completa 10 anos. Partimos da hipótese de que, existe um conflito latente produzido por certo grau de coerção historicamente exercido sobre as mulheres. A investigação historiográfica e bibliográfica tem como fontes a legislação e a imprensa local e oficial, o que permite o registro de parte da memória da instituição. Como toda instituição de ensino, o IFMT não nasceu destituído de um conjunto de interesses. Como resultado tem-se que a abertura para a atuação das mulheres na instituição faz parte da busca por garantia de direitos junto a uma instituição cujo processo de organização, desde os aspectos sociais, culturais, educativos e econômicos, só recentemente ampliou os quadros de atuação às mulheres.

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Biografía del autor/a

Silvia Maria dos Santos Stering, UNESP

Doutora e Pós Doutora em Educação (UNESP/Rio Claro-SP) Pós doutora em Educação (UFMT) Professora do Ensino Básico na Secretaria Municipal - SME Cuiabá- MT, Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Nilce Vieira Campos Ferreira, UFU

Doutora e Pós-Doutora em Educação (UFU) Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT)

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

SANTOS STERING, Silvia Maria dos; CAMPOS FERREIRA, Nilce Vieira. EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS TRAMAS QUE ENVOLVEM A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 A 2018). Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1278–1297, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1278-1297.id707. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/460. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.