FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717Palabras clave:
Ensino médio integrado, Formação de professores, Currículo integradoResumen
O presente ensaio objetiva conhecer os conceitos e os fundamentos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), de modo a examinar as peculiaridades desta modalidade de ensino visando à formação de professores que nela atuam. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica pautada em autores que se ocupam com a temática do EMIEP, apresenta-se: as acepções e as bases conceituais do EMIEP no Brasil; a formação de professores diante do Currículo Integrado. Como considerações finais, salienta-se que ainda há inúmeros desafios na implementação do EMIEP no Brasil e a necessidade de proposições, contudo há que se preocupar com a formação dos professores que atuam nesta modalidade de ensino para que possam articular práticas pedagógicas que mediam a formação humana e técnica, a partir de um currículo que harmonize o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e-atualizada?gclid=EAIaIQobChMInf_-wY6s6AIVhxGRCh0lPA6cEAAYASAAEgLPb_D_BwE. Acesso em: 24 maio 2020.
BRASIL. Decreto n o 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei Federal no 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=58C28967B18BC95534748230382E9775.proposicoesWebExterno2?codteor=106035&filename=LegislacaoCitada+-PL+7375/2002. Acesso em: 24 maio 2020.
BRASIL. Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 24 maio 2020.
CASTAMAN, Ana Sara; HANNECKER, Lenir Antonio. Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec). Manaus, 5, 48-57, 2017. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/245. Acesso em: 24 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.245
CÊA, Geórgia Sobreira dos Santos. (Org.). O estado da arte da formação do trabalhador no Brasil. Pressupostos e ações governamentais a partir dos anos 1990. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007.
CIAVATTA, Maria A. Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise Nogueira; CIAVATTA, Maria. (Orgs.) Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 187-205, 2014. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Ciavatta_ensino_integrado_politecnia_educacao_omnilateral.pdf Acesso em: 24 maio 2020.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular. 2012. p. 307-315.
FERNANDES, Manoela Wendler. A formação continuada dos profissionais da educação na educação profissional e tecnológica: o lugar ocupado pelo social. In: CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido Vieira. Gestão da Educação Profissional e Tecn ológica: elementos para reflexão. 1 ed. Curitiba: CRV, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular. 2012. p. 267-274.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista realizada no programa Educação em Pauta, pela TV Câmara. [Arquivo de Vídeo], 30 nov. 2013. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 24 maio 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Ensino Integrado, Politecnia e Institutos Federais: por que lutamos? Mesa redonda no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). [Arquivo de Vídeo], 15 abr. 2016. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 24 maio 2020.
KUENZER, Acácia Zeneida. Palestra, em 4 partes, realizada no I Seminário Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional. Programa Hora Atividade veiculado pela TV Paulo Freire. [Arquivo de Vídeo], 2010. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 08 maio 2020.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 04 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862
MARQUES, Mário Osório. Formação do profissional da educação. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Natal, v. 2, n. 23, p. 4-30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 05 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863
MOURA, Dante Henrique. Nós da Educação. Programa veiculado pela TV Paulo Freire, em 3 partes. [Arquivo de Vídeo], 2010. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 10 maio 2020.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, 08 e 09 de maio, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
SACRISTÀN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÀN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Tipos de Pesquisa. In: SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos. Visitando a literatura que trata sobre a formação de professores (as). Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 1, p. 215-247, 2017. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO. Acesso em: 20 maio 2020.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.152-180, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
SILVA, Claudia Maria Bezerra da; SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Formação Continuada do Professor do Ensino Médio Integrado: concepções e importância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1. N. 18, 1-15, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9281. Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281
SILVA, Priscila Tiziana Seabra Marques da; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Docência no ensino médio integrado: compromisso com as demandas do mercado ou com a formação humana integral? Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 1, p. 09-20, abr. 2020.
VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Ensino médio integrado à educação profissional: por que insistir nesta forma de ensino? Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 26, p. 478-496, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2522 Acesso em: 20 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.