FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717

Palabras clave:

Ensino médio integrado, Formação de professores, Currículo integrado

Resumen

O presente ensaio objetiva conhecer os conceitos e os fundamentos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), de modo a examinar as peculiaridades desta modalidade de ensino visando à formação de professores que nela atuam. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica pautada em autores que se ocupam com a temática do EMIEP, apresenta-se: as acepções e as bases conceituais do EMIEP no Brasil; a formação de professores diante do Currículo Integrado. Como considerações finais, salienta-se que ainda há inúmeros desafios na implementação do EMIEP no Brasil e a necessidade de proposições, contudo há que se preocupar com a formação dos professores que atuam nesta modalidade de ensino para que possam articular práticas pedagógicas que mediam a formação humana e técnica, a partir de um currículo que harmonize o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Lúcia de Figueiredo, UFTM

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Assistente de Laboratório na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Ana Sara Castaman, IFRS

Doutora em Educação (UNISINOS) Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Josimar de Aparecido Vieira, IFRS

Doutor em Educação (PUC-RS) Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Citas

BRASIL. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e-atualizada?gclid=EAIaIQobChMInf_-wY6s6AIVhxGRCh0lPA6cEAAYASAAEgLPb_D_BwE. Acesso em: 24 maio 2020.

BRASIL. Decreto n o 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei Federal no 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=58C28967B18BC95534748230382E9775.proposicoesWebExterno2?codteor=106035&filename=LegislacaoCitada+-PL+7375/2002. Acesso em: 24 maio 2020.

BRASIL. Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 24 maio 2020.

CASTAMAN, Ana Sara; HANNECKER, Lenir Antonio. Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec). Manaus, 5, 48-57, 2017. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/245. Acesso em: 24 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.245

CÊA, Geórgia Sobreira dos Santos. (Org.). O estado da arte da formação do trabalhador no Brasil. Pressupostos e ações governamentais a partir dos anos 1990. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007.

CIAVATTA, Maria A. Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise Nogueira; CIAVATTA, Maria. (Orgs.) Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 187-205, 2014. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Ciavatta_ensino_integrado_politecnia_educacao_omnilateral.pdf Acesso em: 24 maio 2020.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular. 2012. p. 307-315.

FERNANDES, Manoela Wendler. A formação continuada dos profissionais da educação na educação profissional e tecnológica: o lugar ocupado pelo social. In: CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido Vieira. Gestão da Educação Profissional e Tecn ológica: elementos para reflexão. 1 ed. Curitiba: CRV, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da Educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular. 2012. p. 267-274.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista realizada no programa Educação em Pauta, pela TV Câmara. [Arquivo de Vídeo], 30 nov. 2013. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 24 maio 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Ensino Integrado, Politecnia e Institutos Federais: por que lutamos? Mesa redonda no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). [Arquivo de Vídeo], 15 abr. 2016. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 24 maio 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. Palestra, em 4 partes, realizada no I Seminário Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional. Programa Hora Atividade veiculado pela TV Paulo Freire. [Arquivo de Vídeo], 2010. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 08 maio 2020.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 04 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862

MARQUES, Mário Osório. Formação do profissional da educação. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Natal, v. 2, n. 23, p. 4-30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 05 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863

MOURA, Dante Henrique. Nós da Educação. Programa veiculado pela TV Paulo Freire, em 3 partes. [Arquivo de Vídeo], 2010. Disponível em: Portal EMI, https://sites.google.com/view/portalemi/v%C3%ADdeos?authuser=0. Acesso em: 10 maio 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, 08 e 09 de maio, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

SACRISTÀN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÀN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Tipos de Pesquisa. In: SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos. Visitando a literatura que trata sobre a formação de professores (as). Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 1, p. 215-247, 2017. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO. Acesso em: 20 maio 2020.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.152-180, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SILVA, Claudia Maria Bezerra da; SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Formação Continuada do Professor do Ensino Médio Integrado: concepções e importância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1. N. 18, 1-15, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9281. Acesso em: 20 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281

SILVA, Priscila Tiziana Seabra Marques da; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Docência no ensino médio integrado: compromisso com as demandas do mercado ou com a formação humana integral? Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 1, p. 09-20, abr. 2020.

VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Ensino médio integrado à educação profissional: por que insistir nesta forma de ensino? Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 26, p. 478-496, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2522 Acesso em: 20 maio 2020.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

FIGUEIREDO, Ana Lúcia de; CASTAMAN, Ana Sara; APARECIDO VIEIRA, Josimar de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1329–1341, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/463. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.