REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741

Palabras clave:

Jogo, Ensino, Aprendizagem

Resumen

O docente na educação infantil deve oportunizar ao educando atividades que enriqueçam a criatividade e a autonomia. Em meio a este contexto, o jogo importante fenômeno cultural e social contribui com o desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as características do jogo no contexto da educação infantil e sua valorização como importante recurso pedagógico. A metodologia utilizada se caracteriza como um ensaio teórico. Pode-se mencionar que o jogo é uma atividade livre, sendo delimitada por espaço, tempo e regras, além de ser imprevisível e fictício. Podendo ser utilizado como um recurso pedagógico na educação infantil, fase primordial de desenvolvimento do educando. Conclui-se, que o jogo enquanto recurso pedagógico pode ser considerado um meio adequado para contribuir no desenvolvimento integral do educando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, UDESC

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC) Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Gelcemar Oliveira Farias, UFSC

Doutora em Educação Física (UFSC) Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Citas

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF, 2006.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental: Educação Física. Brasília: MEC /SEF, 1998.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro; SILVA, Roberto. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

CHÂTEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

FREIRE, João Batista. O Jogo entre o riso e o choro. São Paulo: Autores Associados, 2002.

FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa – Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. Cengage Learning. São Paulo, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 1994.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller. O Ensino dos Esportes Coletivos: Metodologia pautada na Família dos Jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio teórico. Revista de administração contemporânea, São Paulo, v.15, n. 2, p. 320-332, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; CIRINO, Cirino; MILAN, Fabrício João; RESENDE, Rui; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Reflexões Sistêmicas do Jogo: Contribuições para a Educação Física, Journal of Sport Pedagogy and Research, Maia, v. 4, n. 3, p.60-64, 2018.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIA, José Ronivan; OLIVEIRA, Adriano Olimeira; MILAN, Fabrício João; CUNHA, Virginia; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Educação física infantil e o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Rondon, v. 17, n. 2, p. 1-8, 2019. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p203

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira; CIRINO, Carol; SCAGLIA, Alcides José. O jogo como estratégia pedagógica para o ensino da Educação Física escolar no 5º ano do ensino fundamental I. Corpoconsciência, São Paulo, v. 20, p. 1-8, 2016.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Professores de educação física e o jogo: reflexões no contexto escolar Corpoconsciência, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 82-90, 2020.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho / imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

SCAGLIA, Alcides José. Referencial Curricular da Educação básica das Escolas Públicas Municipais de Franca, Franca SP, 2007.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 164f. Campinas: Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SILVA, Diogo; LORENCINI JUNIOR, Álvaro. O docente e sua constante reconstrução de saberes: o jogo como ferramenta de ressignificação de sua prática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 289-305, 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608

SUITS, Bernard. What is a game? Philosophy of Science, Chicago, v. 34, n. 2, p. 148-156, 1967. DOI: https://doi.org/10.1086/288138

VENÂNCIO, Silvana; FREIRE, João Batista. O jogo dentro e fora da escola. Campinas: Autores Associados, 2005.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich; COLE, Michel. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Nova cultural, 1996.

ZIMMERMANN, Ana Cristina; SAURA, Soraia Chung. Jogos tradicionais. São Paulo: Pirata, 2014.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

VAZ DE CAMPOS PEREIRA, Marcos Paulo; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1342–1354, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/464. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.