REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Docência, Geografia Local, Práticas de Ensino

Resumen

O estudo analisa, a partir das reflexões docentes, as práticas de ensino da disciplina de Geografia em uma escola pública de Mato Grosso. A pesquisa, de cunho qualitativo, apoiou-se em revisão bibliográfica e na realização de entrevistas com professores. Os resultados evidenciam que, frente à ausência de materiais e equipamentos, de recursos financeiros, de qualificação stricto sensu e de formação continuada e, ainda, desinteresse dos alunos a essa área de saber, a docência é um desafio. Para a superação propõem maior investimento. Apontam que o livro didático é importante instrumento de ensino, mas é necessário aprofundar com o uso de outros materiais e metodologias diversificadas. Consideram que trabalhar a realidade local é essencial para o aluno compreender a Geografia como instrumento de interpretação crítica do seu mundo, mas expressam que há ausência de materiais bibliográficos e não há destinação de recursos a atividades fundamentais como visitações e aulas de campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renata Maria da Silva, UNEMAT

Mestra em Geografia (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC/MT)

Aumeri Carlos Bampi , USC

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (USC/Espanha) Docente da Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNEMAT) e da Geografia (PPGGEO/UNEMAT)

Judite de Azevedo do Carmo, UNESP

Doutora em Geografia (UNESP/Rio Claro) Docente da Pós-Graduação em Geografia (UNEMAT/Cáceres) e do Curso de Graduação em Geografia (UNEMAT)

Citas

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 9. ed. São Paulo: Altas, 2009.

CACETE, Núria Hanglei. A formação do professor de Geografia: uma questão institucional. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 24, n. 1-2, p.23-30, jan./dez. 2004. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4130/3633. Acesso em: 25 abr. 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do professor de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 20, p.38-41, dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38032/24535. Acesso em: 20 mai. 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, v. 1, n. 16, p. 133-152, 2001. Disponível em: http://agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/viewFile/353/335. Acesso em: 12 jun. 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, n. 1, p. 128-139, 2010. DOI: https://doi.org/10.17227/Anekumene.2011.num1.7097

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO-PERSPECTIVAS ATUAIS. Belo Horizonte. Anais... p. 1-13, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file. Acesso em: 20 mar. 2019.

CELERI, Marcio José; LIMA, Roberta Maria Batista de Figueiredo; OLIVEIRA, Josenira Ferreira de. Textos e contextos do ensino da Geografia no ensino fundamental na escola municipal Presidente Costa e Silva, Maranhão, Brasil. Espacios. v. 38, n. 30, p.6-21, mar. 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n30/a17v38n30p06.pdf. Acesso em: 23 nov. 2019.

DA SILVA, Renata Maria; BAMPI, Aumeri Carlos. Entre a motivação e a precariedade: a situação camponesa no processo inicial da colonização na gleba celeste, Vera, MT. PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, v. 21, n. 1, p. 169-192, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/7056/pdf. Acesso em: 10 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.33026/peg.v21i1.7056

FERNANDES, Maria José da Silva. A Geografia como disciplina escolar: breve trajetória. In. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). EaD PMB. Aprendizado Inteligente. 2012. Bauru. SP.

KOHLER, Marisa Regina; BAMPI, Aumeri Carlos; SILVA, Carlos Alberto Franco da. A problemática socioambiental da expansão da fronteira em Vera (MT), Papers do NAEA, Universidade Federal do Pará, 2017. DOI: https://doi.org/10.18542/papersnaea.v26i1.12141

LANDIM NETO, Francisco Otávio; BARBOSA, Maria Edivani Silva. O ensino de Geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 1, n. 2, p. 160-179, 2010. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44/68. Acesso em: 19 set. 2019.

LOPES, Jecson Girão. A Geografia humanística como ferramenta de ensino. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Ceará, v. 1, n. 2, p.26-38, dez. 2010.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz. A formação do professor de Geografia: aprendendo a ser professor. Geosul, Florianópolis, v. 60, n. 30, p.249-265, dez. 2015. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/51/59. Acesso em: 15 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2015v30n60p249

MATO GROSSO. Documento de referências curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental Anos Finais. 2018. Cuiabá, MT. Disponível em: <https://drive.google.com/file/ d/1sW32tgc-y5O0_8QMbcB87hSrTpoA8XID/view>. Acesso em: 25 jan. 2020.

MELO, Adriany de Ávila; VLACH, Vânia Rúbia Farias; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da Geografia escolar brasileira: continuando a discussão. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Uberlândia, MG. Anais... abr. 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. Para onde vai o ensino de Geografia. São Paulo: Contexto, 1989. p. 135-144.

PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. As funções sociais da escola da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar e ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-26.

ROCHA, Genylton Odilon Rego da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). 1996. 300 f. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, SP, 1996. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9603>. Acesso em: 10 nov. 2019.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

MARIA DA SILVA, Renata; CARLOS BAMPI , Aumeri; AZEVEDO DO CARMO, Judite de. REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1374–1394, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/466. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.