SABERES E SENTIDOS DOCENTES EM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: REFLEXÕES COLETIVAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Arte, Diálogo, Saberes docentes

Resumen

No presente estudo, buscamos mobilizar e analisar reflexões de um grupo de cinco educadoras, por meio da criação e da fruição de obras artísticas sobre a interdisciplinaridade escolar. Desse modo, construímos um espaço de criação e fruição artística com as educadoras, onde cada uma elaborou um desenho que simbolizasse para si a interdisciplinaridade escolar, seguido de compartilhamentos e diálogos sobre as obras. A pesquisa foi realizada em Outubro de 2019 e, com base nos resultados obtidos, pudemos perceber que momentos coletivos de criação de obras artísticas, estimulando a liberdade de expressão e a autonomia, podem fazer parte do processo pedagógico e de desenvolvimento profissional de educadores, promovendo reflexões e diálogos pertinentes para um consequente alargamento e aprofundamento do conhecimento de si e do mundo, referenciadas no contexto escolar que fazem parte. Ademais, compreendemos que a interdisciplinaridade, nesse contexto, está fundamentada na dialogicidade, no respeito, na união e no amor existente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carollina Martins de Paiva Ribeiro, UFLA

Mestranda em Educação (UFLA)

Jacqueline Magalhães Alves, UFLA

Doutora em Ciências Florestais - Educação Ambiental (UFLA) Mestre em Educação (UNIMEP) Professora na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Citas

DROLMA, Shenpen, Lama. Para abrir o coração: treinamento para a paz de Chagdud Tulku: Tradução de Candida Bastos. Três Coroas: Makara, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FERNANDES, Sonia Regina. A obra como contexto: a experiência da fruição que o estágio curricular do curso de licenciatura em artes visuais pode buscar observar. 22º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Ecossistemas Estéticos. Belém- Pará. Outubro, 2013. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/simposios/05/Sonia%20Regina%20Fernandes.pdf. Acessado em: 18 jun. 2020.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

FONSECA, Lucia Maria Batista; MATOS, Maria Dulce Gonçalves de; OLIVEIRA, Erick Cristian Tourão Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos. A interdisciplinaridade e o trabalho docente: uma perspectiva dialógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20318_9974.pdf. Acessado em: 18 jun. 2020.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LENOIR, Yves. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum. São Paulo, v. 1, n.1, dez./jul. 2005 – 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3109/2049. Acessado em: 18 jun. 2020.

MEDEIROS, Celia Maria. O Sujeito Bakhtiniano: um ser de resposta. Revista da Faculdade do Seridó. v. 1. n. 0. Jan./Jun. 2006. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=498282&key=9a9b04bf9c6293b856e4ff55919ee532. Acessado em: 18 jun. 2020.

MELO, Maria do Céu. O Pensar e o Fazer Artísticos na Formação de Professores. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.1, pp.96-116, Jan/Jun 2005. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/melo.pdf. Acessado em: 18 jun. 2020.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

SOMMERMAN, Américo. Objeto, método e finalidade da Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI, Arlindo Junior; FERNANDES, Valdir. (Orgs.) Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri, São Paulo: Manole, 2015.

ZANELLA, Andréa Vieira; CABRAL, Marcelo Grimm; ROS, Sílvia Zanatta Da; URNAU, Lílian Caroline; TITON, Andréa Piana; WERNER, Francyne Wolf; SANDER, Lucilene. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Caderno de Psicopedagogia. v.6 n.10. São Paulo, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100002. Acessado em: 18 jun. 2020.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

MARTINS DE PAIVA RIBEIRO, Carollina; MAGALHÃES ALVES, Jacqueline. SABERES E SENTIDOS DOCENTES EM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: REFLEXÕES COLETIVAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1499–1511, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/473. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.