PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406

Palabras clave:

Computador, Ensino Médio, Prática Docente

Resumen

Apesar da importância do uso de tecnologias nas escolas, são escassas as investigações acerca destas no ensino, principalmente as que investigam a ótica dos professores acerca desse processo. Pensando nisso, este estudo investigou a utilização do computador no espaço escolar por professores de escolas públicas estaduais, bem como suas percepções acerca das potencialidades e dificuldades no uso dessa ferramenta. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e intencional com professores do terceiro ano do Ensino Médio, que preencheram um questionário com questões sobre sua formação e algumas experiências e opiniões a respeito do uso do computador para fins didáticos. Foi observado que a maioria dos professores usa o computador em sua prática docente, apesar das extensas jornadas de trabalho. No entanto, acham este recurso limitado para abordar os conteúdos de suas disciplinas e admitem que deveriam explorar melhor os laboratórios de informática da escola. A partir desses resultados, percebe-se que é imprescindível discutir melhor o uso do computador nas escolas, investigando aspectos que melhorem a segurança do professor nesse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Emília Ferraz Almeida de Melo, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora na Universidade de Pernambuco (UPE)

Cristhiane Maria Bazílio de Omena, UFAL

Doutora em Ciências (UFAL) Professora na Universidade de Pernambuco (UPE)

Félix Alexandre Antunes Soares, UFRGS

Doutor em Ciências Biológicas (UFRGS) Professor Associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Citas

ANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres; CAIXETA, Juliana Eugênia. A percepção de professores sobre o uso das tecnologias de Informação e de comunicação - TIC’s no processo de ensino. Anais eletrônicos do I Simpósio Regional de Educação, 2014. Disponível em: http://geces.com.br/simposio/anais/wp-content/uploads/2014/04/PERCEPCAO_DE_PROFESSORES.pdf. Acesso em: 09/05/2017.

ARANCIBIA HERRERA, Marcelo Maurício; CASANOVA SEGUEL, Roberto; SOTO CARO, Carmem Paz. Concepciones de profesores sobre aprender y enseñar usando tecnologías. Ciencia, Docencia y Tecnología, v.27, n.52, p.106-126, mayo, 2016.

BARBOSA, Maria Lúcia Marangon. Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor – o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG. Dissertação de mestrado, 2002, 104p.

BITANTE Alessandra Preto; FARIA, Ana Cristina; GASPAR, Marcos Antonio; PASCUAL José Valentin Iglesias; DONAIRE, Denis. Impactos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públicas de São Caetano do Sul (SP). HOLOS, Ano 32, v. 08, p.281-302, 2016. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.2876

CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Educação e tecnologias no Brasil [livro eletrônico]: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. 1. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/educacao-e-tecnologias-no-brasil/. Acesso em: 17 ago. 2017.

COLETTO, Priscila Miranda de Carvalho; BATTINI, Okçana; MONTEIRO, Edenar. Tecnologias da informação e comunicação e as metodologias ativas: elementos para o trabalho docente no ensino superior. Revista Prática Docente. v. 3, n. 2, p. 798-812, jul/dez 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281

GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Formação inicial de professores de biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009

NISHI, Juliana Mayumi; SILINSKE, Jaqueline; LÖBLER, Mauri Leodir. O uso pedagógico das TICS: As percepções dos docentes diante suas competências tecnológicas. Revista Espacios. v.38, n.15, p.10-24, 2017.

OLIVEIRA, Liliane Silva Câmara; BENDITO, Dennefe Vicencia; SANTOS, Nivia Maria Rodrigues; LUNA, Karla Patricia de Oliveira. Apresentação metodológica com uso de tecnologia digital no ensino de ciências. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 68-89, jan-jun, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.26978

OLIVEIRA, José Augusto. Escrevendo com o computador na sala de aula. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2006, 115p.

ORTEGA, Patricia Raquimán. Representaciones sobre el cambio en el uso de las TIC: Relatos de vida de professores. Revista Iberoamericana de Educación. n. 65, p.75-90, 2014. DOI: https://doi.org/10.35362/rie650394

PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Tecnologia e educação: uma conexão no ensino da matemática. Estudos, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 140-150, jan./mar. 2014.

ROCHA, Termisia Luiza. Percepção do professor acerca do uso das mídias e da tecnologia na prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, v.10, n.13, p.1-10, 2011.

SCHUHMACHER Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002

SILVA, Monalisa Pivetta; HOFF, Rafael. Formação docente e as TICS: percepção de professores do meio-oeste de Santa Catarina – Brasil. Unoesc & Ciência - ACHS Joaçaba, v. 6, n. 2, p. 165-172, jul./dez. 2015.

SILVA, Flávia Beatriz de Oliveira; NETO, Luiz Sodré; AZEVEDO, Thamara de Medeiros. Concepções de professores sobre formação docente para a prática de ensino de ciências. Revista Prática Docente. v. 3, n. 2, p. 506-518, jul/dez 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p506-518.id228

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

FERRAZ ALMEIDA DE MELO, Maria Emília; BAZÍLIO DE OMENA, Cristhiane Maria; ANTUNES SOARES, Félix Alexandre. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 728–743, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/532. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.