OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM EXPERIÊNCIAS DE TERMODINÂMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e082.id1236

Palavras-chave:

Oficinas de aprendizagem, Aprendizagem significativa, Termodinâmica

Resumo

Apresenta-se a metodologia das Oficinas de Aprendizagem como alternativa para ensinar Física nas escolas. Essa metodologia valoriza os conhecimentos dos alunos e promove a aproximação à realidade, por meio da experimentação, com preparo para a vida cotidiana e lidar com situações que envolvam conhecimentos de Física. Baseia-se no conceito da aprendizagem significativa de David Ausubel (1918 – 2008) como alternativa para obter mudança na educação de alunos do Ensino Médio. O estudo de caso, realizado em 2018, mostra a diferença na aprendizagem dos jovens participantes da Oficina de Aprendizagem de Física (grupo experimental) e dos que não participaram (grupo de controle), por meio do comparativo entre duas turmas do Ensino Médio do IFCE. Como resultado, notou-se melhora na compreensão dos conceitos apresentados. Espera-se, com este trabalho, evidenciar a diferença na aprendizagem dos alunos com a metodologia e trazer melhoria para o ensino e a aprendizagem de Física no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Araujo Cruz, IFCE

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira, IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Gilvandenys Leite Sales, UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, PUC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Referências

BEREZUK, Paulo Augusto; INADA. Paulo. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Brasília, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018.

BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, 2002.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. v. 2, 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de física no Brasil: Retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n.1, Porto Alegre, 2000.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Porto Alegre, 2010.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, São Paulo, 2018.

OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento ‘europeu’ em universidade. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41236052. Acesso em: 9 jun. 2018.

PEREIRA, Érico Felden. et al. O trabalho docente e a qualidade de vida dos professores na educação básica. Florianópolis, 2013.

RIGON, Márcia. Prazer em aprender: O novo jeito da escola. Curitiba: Kairós, 2010.

SALES, Gilvandenys Leite Sales.; BARBOSA, Maria Núbia. Oficinas de física: Uma proposta para desmitificar o ensino de física e conduzir para uma aprendizagem significativa. Fortaleza, 2005.

SILVA, João Batista. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: Uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, v. 9, n. 4. 2020.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

ARAUJO CRUZ, Caio; PEREIRA ALENCAR OLIVEIRA, Maria Elizete; LEITE SALES, Gilvandenys; FERNANDES DE ALMEIDA, Alisandra Cavalcante. OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM EXPERIÊNCIAS DE TERMODINÂMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e082, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e082.id1236. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/294. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias