A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832

Palavras-chave:

Novas Formações Familiares, Professor, Estudante, Pais

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar a articulação entre o objeto de pesquisa do Mestrado em Ensino, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação da UNIC / IFMT relativo às novas formações familiares com o texto “A História da Literatura com Provocação à Teoria Literária”, de Hans Robert Jauss (1994) e o conto “Tchau”, de Lygia Bojunga (1984). A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica comparativa, em que a autora retrata o quão doloroso para uma criança pode ser uma separação. Em uma articulação com a pesquisa, pode-se afirmar que as novas formações familiares impactam no processo formativo dos jovens, de forma a influenciar a visão dos estudantes e o papel dos professores que lidam diretamente com as novas gerações. O texto nos leva à reflexão quanto à importância de considerar as mudanças ocorridas na concepção de família, uma vez que esta reflete na construção do conhecimento do estudante e na vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nádia Louise Dias de Sousa Freitas, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Técnica em Assuntos educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Degmar Francisco dos Anjos, IFPB

Doutorado em Psicologia Social, Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Docente do Programa de Pós-Graduação no Programa de em Ensino (IFMT/UNIC)

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Trad. de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. Trad. Sérgio Millet. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2001.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 47. ed. Brasília: Edições Câmara, 2015.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Companhia Nacional, 1973.

COLLANGE, Christiane. Defina uma família. Trad. Mário Fondelli. Rio de Janeiro: Racco, 1994.

GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadernos Pagu, 1993, n.1.

JAUSS. Hans Robert. A História da Literatura com Provocação a Teoria Literária. Editora Ática - série Tams, volume 36, São Paulo, 1994.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2002.

LAKATOS, Maria Eva. MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed/. São PAulo. Revista e Ampliada. Atlas, 1992.

MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1984.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Série Os Pensadores.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

DIAS DE SOUSA FREITAS, Nádia Louise; FRANCISCO DOS ANJOS, Degmar. A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 889–900, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/438. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias