DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753

Palavras-chave:

Análise de discurso, Ensino de Biologia, Formação de professores

Resumo

As tecnologias digitais se constituem por recursos pedagógicos que adentram a escola e podem auxiliar aos docentes no desenvolvimento da prática educativa, em especial, nos dias de hoje. O objetivo do artigo, portanto, é analisar e compreender os efeitos de sentidos produzidos por professores sobre as tecnologias digitais na prática docente de Biologia. A pesquisa se orientou pelo referencial da Análise de Discurso numa perspectiva qualitativa e contou com a participação de professores da rede pública. Os resultados indicam que há diferentes sentidos da interação das tecnologias digitais no ensino de Biologia, mas que convergem para um efeito de inclusão e enfrentamento das tecnologias digitais na prática docente dos professores. Conclui-se que é pertinente mais debates e integração das tecnologias digitais nos cursos de formação de professores, levando-se em conta que o papel destas tecnologias pode tanto sublimar quanto declinar a partir da interação/interpretação que constrói sobre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana de Moraes Margatto, UFPR

Graduada em Ciências Biológicas (UFPR) Professora na Rede Particular de Ensino (PR)

Leandro Siqueira Palcha, UFPR

Doutor em Educação (UFPR) Professor da Universidade Federal do Paraná (DTPEN, PPGE e PPGECM)

Referências

ARROIO, Agnaldo. O ensino de Ciências da Natureza para uma sociedade contemporânea. In: CARVALHO, Ana Mara Pessoa de (org.). Formação de professores: múltiplos enfoques. São Paulo: Sarandi, 2013. p. 165-180.

ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia; LEITE, Álvaro Emílio. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Formação de Professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 23, p. 88-103, ago. 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/947. Acesso em: 17 jan. 2020.

BACICH, Lilian. Formação de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem prático-teórico. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 129-151.

CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine Sandra Nicolini de (orgs.). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Formação docente continuada: possibilidades de melhoria da escola pública. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Formação de professores: Múltiplos Enfoques. São Paulo: Sarandi, 2013. p. 251-266.

COLELLO, Silvia de Mattos Gasparin. A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas. São Paulo: Summus, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GÓMEZ, Angel Ignacio Perez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; HERMEL, Erica do Espírito Santo (org.). Didática da Biologia. Curitiba: Appris, 2017.

KENSKI, Vani Moreira. O Papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 95-106.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. 4ª. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

MARANDINO. Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues (orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EdUFF, 2005.

MARANDINO. Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; Ensino de Biologia: história e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MONTEIRO, Ana Maria. Formação docente: território contestado. In: MARANDINO. Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues (orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EdUFF, 2005. p. 153-170.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida (orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13ª. ed. Campinas: Papirus, 2007. p. 11-66.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem prático-teórico. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 129-151.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4ª. ed. São Paulo: Pontes, 2006.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 2ª. ed. Campinas: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11ª. ed. Campinas: Pontes, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Aled, Campinas, v. 2, n. 16, p.68-80, ago. 2016. Disponível em: https://raled.comunidadaled.org/index.php/raled/article/view/231. Acesso em: 17 jan. 2020.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Eu, tu, ele: discurso e real da história. 2ª. ed. Campinas: Pontes: 2017.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gomez. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROSA, Marcelo Prado Amaral; EICHLER, Marcelo Leandro; CATELLI, Francisco. Quem me salva de ti?: representações docentes sobre a tecnologia digital. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.17, n.1, p. 84-104,2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10109. Acesso em: 17 jan.2020.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

MORAES MARGATTO, Luana de; SIQUEIRA PALCHA, Leandro. DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 901–921, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/439. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias