ESTRATÉGIAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695

Palavras-chave:

Educação profissional, Competências, Estratégias de ensino

Resumo

A Educação Profissional voltada para a aquisição de competências exige a utilização de estratégias de ensino que propiciem a integração dos conhecimentos teóricos e práticos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as estratégias didáticas adotadas pelos docentes de um Curso Técnico em Química e de que forma elas contribuem para a construção do perfil profissional dos futuros técnicos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos docentes e estudantes do 4º ano do Curso Técnico Integrado e pela análise documental do Plano do Curso. Esses dados foram analisados através da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam que os docentes adotam metodologias ativas no planejamento de suas disciplinas e que os estudantes reconhecem a importância da utilização desses recursos no desenvolvimento de conhecimentos, valores e competências para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

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Biografia do Autor

Mirele Sanches Fernandes, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS) Professora no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Tania Denise Miskinis Salgado, UFRGS

Doutora em Ciências (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

SANCHES FERNANDES, Mirele; MISKINIS SALGADO, Tania Denise. ESTRATÉGIAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1040–1056, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/447. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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