A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Educação, Internet na educação, Formação de professores

Resumo

Novas tecnologias como a utilização da internet e do telefone celular alcançam cada vez mais a sala de aula. O objetivo desse artigo é compreender como ocorre a construção de uma epistemologia psicológica e comportamental em ambiente escolar. A metodologia utilizada se baseia na técnica de observação participante e pesquisa documental no firewall da rede de internet utilizada em uma escola, investigando o dia letivo em suas 24 horas, nos três, dos cinco dias de aulas semanais. Os resultados indicam que os horários de aula são justamente aqueles em que os estudantes mais acessam a rede, mesmo havendo proibição em contrário. Percebe-se que é tarefa educativa mediar a formação de hábitos mentais em relação ao tempo para o acesso às tecnologias sem se retirar o seu livre arbítrio que vem sendo exercido, através de burla à proibição imposta.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Nicolato Peixoto, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Lucas Ribeiro Lima, IFMG

Tecnólogo em Processamento de dados, Servidor do setor de Tecnologia e Informática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Cirlande Cabral da Silva, UFSM

Pós doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

NICOLATO PEIXOTO, Marco Aurélio; RIBEIRO LIMA, Lucas; CABRAL DA SILVA, Cirlande. A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1459–1476, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/471. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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