RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E HISTÓRIA NOS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23040.id667Palavras-chave:
História da Matemática, Tecnologias Digitais, Anais, SNHMResumo
Este artigo é resultado de um estudo que teve como fontes de pesquisa os trabalhos publicados nos Anais do Seminário Nacional de História da Matemática entre 1995–2021. Fazendo um recorte deste estudo, foram selecionados trabalhos que tivessem possibilidades de conexões entre Tecnologias Digitais e a História da Matemática para o ensino analisados para compor o corpus deste texto. Estabelecemos como objetivo analisar quais abordagens metodológicas-didáticas. Para isto, foi necessário realizar um levantamento e revisão de literatura das produções a fim de operacionalizar uma análise preliminar nesses trabalhos. Os resultados apontam a tecnologia digital com predomínio dos softwares de Geometria Dinâmica, em particular Cabri II e GeoGebra, utilizados na maioria das produções para representação e exploração gráfica de problema e teoremas de tratados matemáticos antigos.
Downloads
Métricas
Referências
MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Física/SBHMat, 2015.
MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (Org.). Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018, pp. 135–176.
MENDES, Iran Abreu. Flashes e Imagens das Produções nas Pesquisas em História da Matemática no Brasil: um cenário tecido em três décadas. In: A. COSTA, F. MATOS, R. SILVA (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais [...], Belém: SBEM-PA, 2019.
SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; MENDES, I. A. História da Matemática e Tecnologias Digitais: do que tratam três décadas de teses e dissertações? PARADIGMA, v. 42, n. 2, p. 183–205, 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p183-205.id1064 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p183-205.id1064
CUYABANO, Emília; RICALDES, Daltron; CRUZ, Celso da; SILVA, Jairo Alves da. Do Teatro ao Computador: mostrando a evolução do conhecimento matemático. In: DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva (Org.). III Seminário Nacional de História da Matemática, Anais [...], Espírito Santo: SBHMat, 1999.
TALAVERA, Leda Maria Bastoni; BROLEZZI, Antônio Carlos. Geometria Dinâmica e a Reconstrução do Pensamento Geométrico Grego na sala de aula. In: TEIXEIRA, Marcos V.; NOBRE, Sergio R. (Orgs.). V Seminário Nacional de História da Matemática, Anais [...], São Paulo: SBHMat, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.