Multiletramento na Educação Infantil: uso da “Mesa Tablet” no desenvolvimento da Aprendizagem

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24001.id669

Palavras-chave:

Educação Infantil, Multiletramento, Mesa tablet, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva verificar a importância do multiletramento na Educação Infantil, concentrando-se no uso da “mesa tablet” como ferramenta tecnológica e explorando como essa perspectiva impacta significativamente o processo de aprendizagem das crianças. Utilizando uma abordagem qualitativa com estudo de caso, a pesquisa busca resultados observados no ambiente escolar e analisa os dados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados destacam a interação das crianças com a “mesa tablet” no ambiente educacional. Conclui-se que é viável promover um processo de ensino-aprendizagem integral, envolvendo multiletramento para o desenvolvimento dos estudantes. Esta abordagem ressalta a importância de estratégias que incentivem a autonomia, interação social, criatividade e pensamento crítico, evidenciando a eficácia da introdução de tecnologias, como a “mesa tablet”, para novas oportunidades de aprendizagem e construção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Thais Rodrigues Martins, Universidade de Cuiabá - UNIC

Mestranda em Ensino da Universidade de Cuiabá (PPGEn/UNIC-IFMT).

Professora da Secretaria Municipal de Cuiabá (SME) e da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL).

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona e Pós-Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

Professora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá - UNIC

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Publicado

06.04.2024

Como Citar

MARTINS, Thais Rodrigues; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Multiletramento na Educação Infantil: uso da “Mesa Tablet” no desenvolvimento da Aprendizagem . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24001, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24001.id669. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/669. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias