Multiletramento na Educação Infantil: uso da “Mesa Tablet” no desenvolvimento da Aprendizagem
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24001.id669Palavras-chave:
Educação Infantil, Multiletramento, Mesa tablet, AprendizagemResumo
Este artigo objetiva verificar a importância do multiletramento na Educação Infantil, concentrando-se no uso da “mesa tablet” como ferramenta tecnológica e explorando como essa perspectiva impacta significativamente o processo de aprendizagem das crianças. Utilizando uma abordagem qualitativa com estudo de caso, a pesquisa busca resultados observados no ambiente escolar e analisa os dados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados destacam a interação das crianças com a “mesa tablet” no ambiente educacional. Conclui-se que é viável promover um processo de ensino-aprendizagem integral, envolvendo multiletramento para o desenvolvimento dos estudantes. Esta abordagem ressalta a importância de estratégias que incentivem a autonomia, interação social, criatividade e pensamento crítico, evidenciando a eficácia da introdução de tecnologias, como a “mesa tablet”, para novas oportunidades de aprendizagem e construção de conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, ECA Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 9394/1996.
BRASIL. Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília: MEC/SEI, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs). Métodos de Pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MALAGUZZI, Loris. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015. Disponível em: https://www.educlub.com.br/as-cem-linguagens-da-crianca-poema-de-loris-malaguzzi/ acesso em 24/03/2023.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1992.
NANTES, Eliza Adriana Sheuer; GIRALDES, Maria Júlia Carneiro; DESIDERIO, Themis Farias de França; SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro da. Ensino e Tecnologia: Diálogos Possíveis entre o Estágio Curricular Obrigatório e a Formação Discente. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 720-739, jul/dez2018. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135 acesso em 31/05/2023.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PRENSKY, M. Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. Corwin Press, 2010.
ROJO, Roxane H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, ISSN 1677 4280, Vol.17. No 1, 2015. http://www.fei.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/2113-7552-1-PB.pdf acesso em 27/03/2023.
SILVA, Fabiane Alves da; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O gênero infográfico no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, e multiletramento no ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, e22080, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685 acesso em 31/05/2023.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.