SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR SOBRE OS MINERAIS ESSENCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728

Palavras-chave:

Sequência didática., Minerais essenciais., Interdisciplinaridade., Alfabetização Científica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo divulgar a análise do desenvolvimento de uma Sequência Didática que foi realizada em uma escola Estadual de Educação Básica no munícipio de Sorriso-MT. O desenvolvimento da atividade seguiu a metodologia de pesquisa-ação, com participação direta do pesquisador no campo de pesquisa e ocorreu a coleta de dados para a pesquisa qualitativa. A Sequência Didática (SD) foi desenvolvida em uma turma do 2º ano de Ensino Médio, no segundo bimestre de 2022. na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Alfabetização Científica (AC) a partir da temática da alimentação saudável proporcionou reflexão e debate acerca do tema e contribuiu para a conscientização da importância dos hábitos alimentares para uma vida mais saudável. A partir de indicadores de (AC) proposto por diversos autores, verificou-se que houve aprimoramento da linguagem dos estudos, uma vez que mudaram o uso de termos do senso comum por termos científicos, evidenciando a construção de alguns conceitos.

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Biografia do Autor

Marcio Roberto Hobold, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática .Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Atualmente é professor nas séries iniciais na rede municipal de ensino, professor de Química da rede Estadual. Tem experiência na docência de Química, professor das séries iniciais e na sala de recursos multifuncionais.

Patrícia Rosinke, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop (2011), doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC 2019), mestre em Ensino de Ciências: área Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2007) e graduada em Ciências - Química (UNIJUÍ, 2004). Atualmente é Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Química. Tem experiência em Estágios em Ciências e Química, em Formação de Professores. Desenvolve projetos na área do Ensino de Ciências e de Química. Tem experiência em Coordenação de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Orientadora e docente junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ). Editora da Sessão de Ensino de Ciências da Revista Reamec. 

Carmen Wobeto, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas.

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

HOBOLD, Marcio Roberto; ROSINKE, Patrícia; WOBETO, Carmen. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR SOBRE OS MINERAIS ESSENCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23048, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/728. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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