Ensino de Geografia para Pessoas Cegas: o percurso da construção e avaliação de um material de cartografia tátil com elementos naturais e recicláveis

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24002.id730

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Inclusão, Sustentabilidade, Fabricação artesanal

Resumo

O presente trabalho é uma investigação pedagógica aplicada, qualitativa e exploratória. O público-alvo são pessoas cegas, residentes no estado de Mato Grosso, e que foram ou são escolarizadas nesta região. Foram empregados roteiros, questionários, caderno de anotações e gravação de áudio para o levantamento dos dados, analisados à luz das características defendidas por autores da área. O objetivo foi construir um conjunto de recursos educacionais acessíveis e sustentáveis para o ensino de Geografia às pessoas cegas, utilizando elementos biodegradáveis. De acordo com o verificado, embora funcional, com diversidade de texturas e inovador, os recursos podem ter pouca durabilidade e qualidade quando manipulados com frequência, não tendo sido localizados, até aqui, meios de manter a resistência por longos períodos. Além disso, a complexidade da coleta, tratamento e construção podem prejudicar a reprodução do material. Conclui-se que são necessárias investigações e aprofundamentos acerca da utilização e conservação desses elementos para uso educacional.

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Biografia do Autor

Welber Duarte dos Santos, Instituto Benjamin Constant

Mestre em Ensino na Temática da Deficiência Visual (DPPE/IBC)

Educador Maker em Amado Maker Editora

Marcus Hübner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorado em Educação Ambiental pela (IE/FURG)

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

06.04.2024

Como Citar

SANTOS, Welber Duarte dos; HÜBNER, Marcus. Ensino de Geografia para Pessoas Cegas: o percurso da construção e avaliação de um material de cartografia tátil com elementos naturais e recicláveis. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24002, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24002.id730. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias