Estratégias metacognitivas no desenvolvimento da consciência fonológica: reflexões de professoras alfabetizadoras de Cuiabá

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24012.id732

Palavras-chave:

Ensino, Alfabetização, Estratégias Metacognitivas, Consciência Fonológica

Resumo

O presente artigo se constitui a partir de um recorte de pesquisa de mestrado em processo de finalização. Tem por objetivo investigar como as professoras alfabetizadoras utilizam as estratégias metacognitivas para desenvolver a consciência fonológica em estudantes no processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudo de caso, utilizando como instrumento a entrevista, realizada com professoras. Os dados foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam aprendizagem facilitadora para o desenvolvimento da consciência fonológica nos processos de alfabetização. O ensino explícito das habilidades metacognitivas não estão presentes nos processos de aprendizagem, constituindo-se elementos a serem reconhecidos com maior evidência no ensino e na aprendizagem. A principal contribuição deste estudo é o reconhecimento e uso de estratégias metacognitivas, possibilitando sucesso na alfabetização proficiente e na construção de uma aprendizagem autônoma e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia de Oliveira Martins, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Curso de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá - PPGEn UNIC - Graduada pelo Curso de Pedagogia pela Universidade Anhanguera/Uniderp;

Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Cuiabá

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Pós-Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB (2000). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980).

Professora da Universidade de Cuiabá. Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá - UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução nº 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR. Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá - MT - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer – UNIC e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância – UNIC, PPGEn - UNIC

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2021.

CAPOVILLA, Fernando César; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Problemas de Leitura e Escrita: como identificar, prevenir e remediar, numa abordagem fônica. 6 ed. São Paulo, SP: Memnon, 2011.

COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 1995.

CRESWELL, John. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução Sandra Mallmann da Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2018.

FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. A psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, reimpressão 2007.

FLAVELL, John. Desenvolvimento cognitivo. 3 ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1999.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino-aprendizagem: abordagem psicogenética à luz de Vigotsky. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

GIBBS, Grahan. Análise de dados qualitativos. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GOÉS, Natália Moraes; BORUCHOVITCH, Evely. B. Estratégias de aprendizagem: como promovê-las. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

MALUF, Maria Regina; MARTINS, Cláudia Cardoso. (org.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013.

MALUF, Maria. Irene. (coord.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Petrópolis, RJ: Vozes: São Paulo: ABPp, 2006.

MOLL, Luis. Vygotsky e a educação; implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2002,

MORAIS, Artur Gomes. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/1876-1994. (2 ed.). São Paulo: Unesp Digital, 2021.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SARGIANI, Renan (org.). Alfabetização baseada em evidências: da ciência à sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2022.

SCHERER Ana Paula Rigatti; WOLFF, Clarice Lehnen. (org.). Consciência fonológica na escola: experiências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris, 2020.

SME/CUIABÁ. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 2 ed. Cuiabá: Gráfica Print, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7 ed. - São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. 1 ed. -São Paulo: Contexto, 2021.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução: Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011.

TFOUNI, Leda Verdiani; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva; PEREIRA, Anderson de Carvalho. Letramento: é possível uma escrita despida da oralidade? Pro-Posições. Campinas, SP, v.30, 2019.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

19.05.2024

Como Citar

MARTINS, Cláudia de Oliveira; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Estratégias metacognitivas no desenvolvimento da consciência fonológica: reflexões de professoras alfabetizadoras de Cuiabá. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24012, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24012.id732. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/732. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias