Análise das produções acadêmicas sobre Educação Física e Currículo Integrado para a Educação Profissional entre 2009 a 2022

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24004.id734

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio Integrado, Instituto Federal

Resumo

O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma modalidade desenvolvida nos Institutos Federais (IFs) que relaciona os conteúdos do ensino básico com o profissionalizante. Assim, este ensaio analisou produções acadêmicas dentro da área da Educação Física (EF), do EMI e dos IFs a partir dos estudos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2009 a 2022. Esta pesquisa possuí viés qualiquantitativo, de caráter documental e cienciométrico, traçando um panorama, as implicações nos currículos e nas práticas pedagógicas da EF. Os resultados demonstraram que os percursos da EF nos IFs e as contribuições do EMI dentro da disciplina apresentam caráter relevante. Nota-se que a EF busca sua identidade dentro do EMI, pois, os trabalhos apontam que há uma “esportivização” relativa aos conteúdos. Assim, constata-se a necessidade de ampliar os estudos sobre as possibilidades metodológicas para alcançar a integralidade da educação proposta pelo EMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaubert de Castro Menchik, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUI)

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

Professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação em Ciências; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

Professora do Município de Panambi - RS

 

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação em Ciências (UFSM)

Professor Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (UFSM)

Referências

ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, Marcia Pereira da; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 7, n. 2, p. 61-73, 2015. Disponível em https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371/joaov7n2.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

BAGNARA, Ivan Carlos, BOSCATTO, Juliano. Daniel. Educação Física no Ensino Médio Integrado: Especificidades e Currículo. Uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conhecimentos. Editora Unijui, Ijuí. 2022.

BAGNARA, Ivan Carlos; BOSCATTO, Juliano Daniel. A Educação Física no Ensino Médio Integrado a partir dos marcos legais: da negação às possibilidades. Educação em Revista, v. 38, 2022. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26736. Acesso em: 12 dez. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363 Acesso em: 28 out. 2022.

BORGES, Patricia Bisso Paz. Formação continuada de professores: uma revisão de literatura em trabalhos publicados de 2005 a 2015. 2016. 36 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, 2016. Disponível em https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/TCC_PatríciaBisso.pdf. Acesso em 25 nov. 2022

BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suyara Cristina. A Educação Física no Ensino Médio integrado a educação profissional e tecnológica: percepções, curriculares. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39029 Acesso em: 13 de jan. 2023.

BOSCATTO, Juliano Daniel. et al. A educação física nos Institutos Federais: diagnóstico acerca dos referenciais curriculares, conteúdos e abordagens metodológicas. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1627-1645, 2020. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/348280789_a_educacao_fisica_nos_institutos_federais_diagnostico_acerca_dos_referenciais_curriculares_conteudos_e_abordagens_metodologicas Acesso em: 25 nov. 2022.

COUTINHO, Renato Xavier; et al. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós - Graduação, Brasília, v. 9, n. 17, p. 491-516, jul. 2012. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/311336309_Analise_da_producao_de_conhecimento_da_Educacao_Fisica_brasileira_sobre_o_cotidiano_escolar. Acesso em: 25 nov. 2022.

COUTINHO, Renato Xavier. et al. Brazilian scientific production in science education. Scientometrics, v. 92, n. 3, p. 697-710, 2012. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/257662855_Brazilian_scientific_production_in_science_education. Acesso em: 25 nov. 2022.

GASPAROTTO, Guilherme Silva; NAVARRO Rodrigo Tramutolo. Tratamento e abordagens da Educação Física no Ensino Técnico em periódicos nacionais: o estado da arte. Revista brasileira Ciencia e Movimento, 2017;25(2):154-165. Disponível em https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6305. Acesso em 25 janeiro 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e pesquisa, v. 30, p. 11-30, 2004. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002 Acesso em: 22 jan. 2023.

GONZALEZ, Fernando Jaime; LEMOS, Lovane Maria; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Formação do corpo e o caráter: representações sociais dos gestores educacionais das escolas das redes públicas do município de Ijuí sobre o papel da educação física na educação formal. Salão do Conhecimento, 2007. Disponível em https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/14321. Acesso em 22 jan. 2023.

GOMES, Rodrigo de Oliveira et al. Notas para pensar a Educação Física nos institutos federais: reflexões e interfaces sobre as cinco regiões do Brasil. In. KAWASHIMA, Larissa. Educação Física no Ensino Médio Integrado da Rede Federal: compartilhando experiências. [e-book]./ Organizadores: Larissa Beraldo Kawashima, Marcos Godoi, Elias Martins. 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2021. 301 p.

FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do decreto n. 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 6 dez. 2005. Disponível em https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578/4214 Acesso em 12 jul. 2022

MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, v. 36, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698228443. Acesso em 15 jul. 2022.

MALDONADO, Daniel Teixeira; et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279 Acesso em: 5 dez. 2022.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado. Ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Artmed Editora, 2010.

RAMOS, Marise. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014.

RAMOS, Marise. Ensino médio no Brasil contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de exceção”. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 1, p. 2-11, 2019. Disponível em https://ojs.novapaideia.org/index.php/riep/article/view/11. Acesso em: 12 jul. 2022.

RAZERRA, Julio César Castilho. Contribuições da Cienciometria para a área brasileira de Educação em Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 557-560, 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160030001. Acesso em: 05 dez. 2022.

Downloads

Publicado

06.04.2024

Como Citar

MENCHIK, Jaubert de Castro; DEUS, Gabriela Brum de; COUTINHO, Renato Xavier. Análise das produções acadêmicas sobre Educação Física e Currículo Integrado para a Educação Profissional entre 2009 a 2022. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24004, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24004.id734. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/734. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias