Letramento visual, crítico e estatístico: Leitura de gráficos com estudantes do 2º ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24010.id870

Palavras-chave:

Ensino, Letramento visual, Multiomodalidade, Gr´áficos estatísticos

Resumo

A sociedade moderna tem aproximado a escola de um mundo cada vez mais dinâmico e digital, gerando, como consequência, transformações no modo de ensinar e aprender. Daí a necessidade de desenvolver uma leitura além da sala de aula e de diferentes linguagens ou formas de apresentação. Exemplo disso é o gênero gráfico. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do letramento multimodal na compreensão de gráficos estatísticos por alunos do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali com características da pesquisa-ação, por meio de oficinas no período de abril a maio de 2023, no município de Rondonópolis-MT. A partir dos resultados obtidos, foi possível comprovar que trabalhar com gráficos nas aulas de Língua Portuguesa contribui de modo significativo para a compreensão dos alunos acerca desse gênero, o que possibilita uma apropriação competente, evidenciando a relevância da escola em atividades que visem ao letramento, sobretudo, o crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Keli Brilhadori, Governo do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Ensino (UNIC/IFMT)

Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade de Cuiabá

Pós-doutorado (UFMT). Doutora em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - Unic/IFMT)

Referências

ARAUJO, Elizangela Gonçalves de. O tratamento da informação nas séries iniciais – uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em:

http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92108. Acesso em: 12 maio 2023.

ARRUDA, Fernando Souza de; FERREIRA, Robson dos Santos; LACERDA, Alan Gonçalves. LETRAMENTO MATEMÁTICO: Um olhar a partir das competências Matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, v. 7, n. 2, p. 181–207, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p156-179. Acesso em: jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 01 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-r/assuntos/noticias/saeb/no-ensino-medio-67-dos-estudantes-tem-desempenho-critico-em-matematica. Acesso em: 11 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Coleção Leitura. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1981.

GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review. Voorburg, v. 70, n. 1, p. 1-25, abr. 2002.

HUFF, Darrel. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

KLEIMAN, Ângela Barbosa; MORAES, Silvia, E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola. Campinas: Mercado das Letras, 1999.

KRESS, Ghunter; LEEUWEN, Theo Van. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MACHADO, Antônio Pádua. Do significado da escrita da matemática na prática de ensinar e no processo de aprendizagem a partir do discurso de professores. 2003. 291 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102169. Acesso em: 21 abr. 2023.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre letramento. In: KLEIMAN, Ângela Barbosa (org.). Letramentos múltiplos: práticas, instrumentos e representações. Natal: EDUFRN, 2008.

RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor. Educação em Revista, v. 25, n. 3, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, Ana Elisa. Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92534. Acesso em: 21 abr. 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, Textos e Tecnologias: Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TOLEDO, Maria Helena Roman de Oliveira. Alfabetismo, escolarização e educação matemática: Reflexões de uma professora de matemática. In: FONSECA, Maria da Conceição. Letramento no Brasil: Habilidades matemáticas. São Paulo: Global: Ação Educativa Assessoria, 2004.

Downloads

Publicado

20.04.2024

Como Citar

BRILHADORI, Elizabeth Keli; VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca. Letramento visual, crítico e estatístico: Leitura de gráficos com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24010, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24010.id870. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/870. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias