Padrões Matemáticos na Cerâmica Caeteuara: uma análise Etnomatemática

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24020.id928

Palavras-chave:

Matemática, Etnomatemática, Saberes Tradicionais., Cerâmica

Resumo

Este artigo aborda as interseções entre Saberes Tradicionais e a Matemática na produção de cerâmica artesanal da comunidade Vila Cuera, em Bragança, no estado do Pará, Brasil. O estudo destaca como a sabedoria empírica dos artesãos na manipulação e modelagem da argila se traduz em artefatos cerâmicos. A metodologia adotada foi qualitativa e etnográfica, utilizando-se de observação participante, entrevistas semiestruturadas, bem como registros fotográficos e em vídeo. O estudo ressalta a relevância da Etnomatemática, mostrando a conexão entre as práticas ancestrais e os conceitos da matemática moderna. Os achados do estudo revelam que as técnicas tradicionais empregadas na Vila Cuera são fundamentais para definir as propriedades simétricas e geométricas observadas tanto no processo de modelagem da argila quanto nos artefatos cerâmicos finais. Estes achados sublinham a importância de integrar os saberes tradicionais ao contexto científico atual, oferecendo uma visão mais abrangente e integrada da educação e história da matemática em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Antonio Silva do Rosario, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (UFPA). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA). Especialista em Matemática (UFPI), Ciências Naturais (UFPI), Ciências humanas e sociais aplicadas (UFPI), Ensino de Matemática e Ciências Naturais (FCV) e Ciências Biológicas (FAERPI). Graduado em licenciatura em Matemática (UEPA), Física (IFPA / FAFIBE), Química (FAVENI), Ciências Biológicas (UNIASSELVI) e possui bacharelados em Ciências da Natureza (ESTÁCIO) e em Ciências da Exatas (ESTÁCIO). Especialista Técnico em Processos de Mineração (SENAI). Técnico em Mineração (EETEPA). Sua área de atuação e interesse abrange Educação em Ciências e Matemáticas, incluindo Saberes da Tradição, Etnofísica, Etnomatemática e a aplicação da Informática na educação. Faz parte da editoração da Nova Revista Amazônica (UFPA). Participa dos Grupos de Pesquisa GEPREF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Rede para o Ensino de Física) e GPSEM (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.

BARBOSA, A. Lemos. Pequeno Vocabulário Tupi-Português. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1951.

BRASIL. Decreto de Criação da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, de 20 de maio de 2005. 2005. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/marinho/lista-de-ucs/resex-marinha-de-caete-taperacu/resex-marinha-de-caete-taperacu. Acesso em: 26 jan. 2023.

CARVALHO, Moacyr Ribeiro de. Dicionário tupi (antigo)-português. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1987.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2013.

GERDES, Paulus. Etnomatemática: reflexões sobre matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Edição Húmus, 2007.

IBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bragança. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/braganca/panorama. Acesso em: 23 jan. 2023.

IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará. Região de Integração: rio caeté. 2015. Disponível em: https://www.ioepa.com.br/pages/2015/12/30/2015.12.30.DOE.suplemento_518.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

KNIJNIK, Gelsa. Pesquisa em Etnomatemática: apontamentos sobre o tema. In: M. C. C. B. Fantinato (org.), Etnomatemática: Novos desafios teóricos e pedagógicos. (pp. 135-142). Niterói: EdUFF, 2009.

LATOUR, Bruno. Como terminar uma tese de sociologia: pequeno diálogo entre um aluno e seu professor (um tanto socrático). Cadernos de Campo, São Paulo, v. 15, n. 14-15, p. 339-352, 2006.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. 12. ed. Tradução Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012.

LOUREIRO, João de Jesus Paes e colaboradores. Turismo. Inventário Cultural e Turístico da Bragantina. 2. ed. Belém: Instituto de Desenvolvimento Econômico Social do Pará, 1987.

MENDES, Iran Abreu; FARIAS, Carlos Aldemir. Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

REYNA, Carlos Pérez. Reflexões do uso do filme na prática antropológica. In: FERRAZ, Ana Lúcia M. C.; MENDONÇA, João Martinho de (Org.). Antropologia Visual: perspectivas de Ensino e Pesquisa. Brasília: ABA, 2014. p. 677-712.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT Cornelia. Experiências de ensino em antropologia visual e da imagem e seus espaços de problemas. In: FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho de (Org.). Antropologia Visual: perspectivas de Ensino e Pesquisa. Brasília: ABA, 2014. p. 51-111.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SARAIVA, Luis Junior Costa. Matemática da Argila: A Etnomatemática presente no processo de construção da cerâmica caeteuara. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 9, n. 1, p. 537-548, 2017.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. A etnomatemática e a etnofísica da cerâmica produzida na vila “Cuéra” em Bragança (PA). 83f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará. Bragança, 2018.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; CARDOSO, Sergio Ricardo Pereira; SARAIVA, Luis Junior Costa. Saberes etnomatemáticos, etnofísicos e etnoquímicos envolvidos no processo de produção da cerâmica caeteuara de Bragança-PA: uma análise interdisciplinar a partir dos etnossaberes. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, n. septiembre, 2018.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. A física da argila: diferentes formas de sentir e interpretar fenômenos físicos. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020a.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. A física da argila: um estudo visual sobre a produção de cerâmica na comunidade vila Que Era. Nova Revista Amazônica, v. 8, n. 2, p. 235-242, 2020b.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; ROSARIO, Jocenilda Pires de Sousa do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Uma viagem pelos saberes da tradição: uma experiência vivida com os ceramistas da “Vila Que Era” em Bragança-PA (Parte 1). Nova Revista Amazônica, v. 8, n. 3, p. 229-230, 2020.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Onde a argila encontra o homem. Amazônica – Revista de Antropologia, v. 15, n. 1, p. 325-331, 2023a.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. O uso do caraipé na cerâmica Caeteuara: interseções entre os saberes da tradição e a termodinâmica. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC. v. 18, n. 45, p. e2023005, 2023b.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. A Física da argila: um estudo sobre a termodinâmica na produção de cerâmicas tradicionais. 208f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Belém, 2023.

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Interseções entre a Física e os saberes da tradição ceramista. PARADIGMA, v. 45, n. 1, p. e2024021, 2024. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1532

TIBIRIÇA, Luiz Caldas. Dicionário Tupi-Português: com esboço de gramática de Tupi

Antigo. São Paulo: Traço Editora, 1984.

TOLEDO, Víctor M.; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. Tradução de Rosa Peralta. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Downloads

Publicado

17.05.2024

Como Citar

ROSARIO, Samuel Antonio Silva do. Padrões Matemáticos na Cerâmica Caeteuara: uma análise Etnomatemática. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24020, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24020.id928. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/928. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias