A presença da matemática na formação e prática da enfermagem

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25002.id939

Palavras-chave:

Matemática, Enfermagem, Administração de medicamentos

Resumo

Esse artigo compõe um recorte de estudo ainda em construção que objetiva discutir a matemática na prática da enfermagem, na aplicação de medicamentos (farmacologia) nos ambientes hospitalares. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e interpretativa, constituída a partir da percepção de uma profissional de saúde, no campo da Enfermagem, referente à aplicação dos cálculos matemáticos, no cotidiano da UTI adulto de um hospital privado de Cuiabá/MT, com ênfase na administração de medicamentos. Os resultados apontam os desafios diários no ambiente hospitalar, exigindo que os profissionais de saúde apliquem constantemente, os conhecimentos matemáticos adquiridos em diferentes situações e realidades.

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Biografia do Autor

Sthéfany Regina Moraes dos Santos Oliveira, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino e Docente  do curso de  Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000) Têm experiências na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica, Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente orienta TCC no curso de Pedagogia e docente do Programa de Pós Graduação Stricto sensu do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá.

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Publicado

19.04.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Sthéfany Regina Moraes dos Santos; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. A presença da matemática na formação e prática da enfermagem. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25002, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25002.id939. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/939. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias