MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Seres-Humanos-Com-Mídias, Educação Matemática

Resumo

A pesquisa discute a produção de um aplicativo denominado GeoRondo para dispositivos móveis, a ser usado como recurso didático para o ensino de Geometria Espacial, com aporte conceitual em Dolce e Pompeo (2010) e que utiliza elementos da Realidade Aumentada na visualização dos sólidos geométricos. O objetivo pauta-se na análise do processo de construção do aplicativo, desenvolvido mediante articulação entre um professor de matemática e um futuro profissional de computação, intermediados por uma professora de pós-graduação. O desenvolvimento se baseia no constructo de Seres-Humanos-Com-Mídias (BORBA, 2001), em que as mídias permeiam o ser humano da mesma forma que as tecnologias são impregnadas de humanidade. A metodologia é qualitativa, ligada ao estudo de caso, com uma tríade multidisciplinar de sujeitos. Os resultados evidenciam que as tensões ocorridas durante o processo reforçam a ideia da Moldagem Recíproca, em que uma determinada mídia influencia no raciocínio de quem interage com elas e vice-versa. 

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Biografia do Autor

Hemerson Milani Mendes, UNIR

Mestre em Educação Matemática (UNIR)

Irene Cristina de Mello, UFMT

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (UFMT) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT

Liliane da Silva Coelho Jacon, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (UNIR) Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/UNIR)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

MENDES, Hemerson Milani; MELLO, Irene Cristina de; JACON, Liliane da Silva Coelho. MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23037, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/181. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias