RESULTADOS DO GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ESTADO DE RORAIMA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22111.id1768Palavras-chave:
Teoria da atividade, Resolução de problemas em matemática, Atividade de situações problema discente, Sistema didático Galperin-Talízina-MajmutovResumo
O Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática está vinculado à Universidade Federal de Roraima, trabalha em parceria com o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima e com o Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. O objetivo do artigo é analisar as contribuições dos estudos e investigações realizados pelo Grupo de Pesquisa no estado de Roraima para a Teoria Histórico-Cultural da Atividade na Educação Matemática no ensino fundamental, médio e superior. As pesquisas aqui apresentadas e discutidas utilizaram procedimentos metodológicos preferencialmente qualitativos e se concentraram na aprendizagem discente referente ao componente curricular de matemática. Os resultados obtidos nos estudos realizados em nível de graduação, mestrado e doutorado na área de Educação Matemática, apontam avanços tanto nos procedimentos teórico-metodológicos quanto na aprendizagem discente.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Igor Pereira. Resolução de problemas como metodologia de ensino no conteúdo de estatística fundamentado na teoria de Galperin nos estudantes do terceiro ano do ensino médio na Escola Tancredo Neves. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2016. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
ARAÚJO, Ítalo Natan Oliveira. Instrumento quantitativo da Atividade de Situações Problema em Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2018. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
ARAÚJO, Hudson Cardoso de. Diagnóstico do nível de aprendizagem por meio da atividade de situações problema docente no conteúdo de adição e subtração nos estudantes do 3º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação/UFRR. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, p.59p., 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3686
BARROSO, Rosimeri Rodrigues. A atividade de situação problema como metodologia de ensino na aprendizagem de planilha eletrônica fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin com estudantes do 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2018.
CHIRONE, Adriana Regina da Rocha. Aprendizagem de equações do 1º grau a partir da atividade de situações problema como metodologia de ensino, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 134p., 2016.
COSTA, Nayara Vitória Sousa. O pensamento algébrico por meio da Atividade de Situações Problema Discente na resolução de equações para estudantes do 7º ano de ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2022. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
DINIZ, Franscima de Oliveira. A atividade de situações problemas na aprendizagem com números inteiros nas operações aritmética fundamentadas em Galperin e Majmutov com os estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Fernando Grangeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 180p. 2019.
DOURADO, Vânia dos Santos. Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem no conceito de medir fundamentado no Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov no 6º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2021. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
FEITOSA, Soraya de Araújo. A atividade de situação de problema como estratégia didática no tratamento da informação no 6º ano do ensino fundamental a partir da teoria de Galperin. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 147p., 2014.
FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 456–475, 2022. DOI: 10.14393/OBv6n2.a2022-66644. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/66644. Acesso em: 3 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66644
FREIRE, Ângelo Augusto Coelho. O uso do geogebra na resolução de problemas matemáticos a partir da teoria de Galperin. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 147p., 2015.
LEITE, Jardel Souza. A aprendizagem da Atividade de Situações Problema em sistema de equações lineares fundamentado na Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin nos estudantes do 2º ano de ensino médio da Escola Estadual Maria das Dores Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2016. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
LEITE, Jardel Souza. A atividade de situações problema em sistemas de equações lineares fundamentado em Galperin e Majmutov nos estudantes da 2° série do Ensino Médio na Escola Estadual Tancredo Neves. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2019.
MAGALHÃES, Veronica de Oliveira. Atividade de Situações Problema Discente Fundamentada na Teoria de Galperin, Talízina e Majmutov para Formação de Habilidade na Resolução de Problema com Operações de Adição e Subtração nos discentes de 3º Ano do Ensino Fundamental do CAP/UFRR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 141. 2021. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202123
MAJMUTOV, Mirza I. La enseñanza problémica. Habana: Pueblo y educación, 1983.
MENDOZA, Héctor José García. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los algunos en la Actividad de Situaciones de Problema de Matemática, en la asignatura d álgebra lineal, en el contexto de la Facultad de la Amazonia. Teses (Doctorado em Educación) – Universidad de Jaén. Jaén, 340p., 2009.
MENDOZA, Héctor Jose García; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 180–200, 2020. DOI: 10.14393/OBv4n1.a2020-56482. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/56482. Acesso em: 15 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482
MENDOZA, Héctor Jose García; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para resolução de problemas. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Váldes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ª ed. Guarujá - São Paulo: Editora Científica Digital LTDA, 2021, p. 226-242. DOI: https://doi.org/10.37885/210705493 DOI: https://doi.org/10.37885/210705493
NASCIMENTO, Francinaldo de Carvalho. Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de proporcionalidade para estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2022. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
NASCIMENTO, Luiz Felipe Martins. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para uma aprendizagem desenvolvimental na resolução de equações de 1º grau nos estudantes de 8° ano de Ensino Fundamental na Escola Estadual Monteiro Lobato. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2017. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
NASCIMENTO, Virginia Florêncio Ferreira de Alencar. O Ensino Problematizador de Majmutov na aprendizagem de matemática apoiado nas etapas das ações mentais de Galperin como contribuição no pensamento criativo dos alunos do centro de altas habilidades/superdotação-Boa Vista/RR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 182p., 2019.
NUNES NETO, Ronaldo. A atividade de situações problema na aprendizagem do conteúdo de fração fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin com estudantes do 5º ano da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 182p., 2015.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. O diagnóstico dos níveis de orientação da ação classificar: contribuição da teoria de P. Ya. Galperin. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (Orgs.). Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre: Fi, 2018, p. 157-175.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin. Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 70-97, 28 abr. 2017. Disponível em: https:// doi.org/10.14393/obv1n1a2017-4. Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-4
OLIVEIRA, Crislene Costa de. Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de frações fundamentada em Galperin, Talízina e Majmutov para estudantes do 6° ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2021. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva. Contribuições do Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas discentes em cálculo diferencial e integral em estudantes de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – REAMEC. Universidade Federal de Mato Grosso, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64455
POLYA, George. A Arte de resolver problema. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SAMPAIO, Priscila Feitoza Bezerra. A atividade de situações problema e a formação por etapas mentais de Galperin na aprendizagem de derivadas parciais do curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, da Universidade Federal de Roraima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2015.
SANTOS, Solange Almeida. Estudo da Aprendizagem na Atividade de Situações Problema em limite de funções de uma variável, fundamentado na Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin na Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2014.
SILVA, Cristina Ingrid dos Santos. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para uma aprendizagem desenvolvimental em expressões algébricas e valor numérico em estudantes 8º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2018a. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
SILVA, Amanda Caroline Gomes da. A Atividade de Situações Problema em aprendizagem na resolução de operações com os números inteiros fundamentado em Galperin nos estudantes de 7° ano de ensino fundamental na Escola Estadual Professor Voltaire Pinto Ribeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2018b. Disponível em: https://w3.dmat.ufrr.br/hector/. Acesso em: 12 out. 2022.
SILVA, Luciene Nunes da. Resolução de problemas no processo de aprendizagem através do jogo “trilhando na geometria espacial”, fundamentada na teoria de Galperin, nos estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica da UFRR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1095
SOARES, Edleila Bezerra. Análises do Ensino Problematizador de Majmutov através da Teoria Histórico-Cultural para a formação de uma didática de Resolução de Problema. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2019.
SOUZA, Gilmara Batista de. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas em Boa Vista – RR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 259p., 2020.
TALÍZINA, Nina F. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.
VILLÓRIA, Eugênia Karla Ferreira de Sousa. Atividade de Situação Problema Discente fundamentada em Galperin, Talízina e Majmutov para aprendizagem das operações aritméticas dos estudantes de 1° ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.