PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22070.id1488

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Professor de Apoio

Resumo

Busca-se analisar a inclusão escolar - prerrogativa das pessoas com diferentes deficiências - numa perspectiva legal. Para isso, recorre-se à legislação pertinente, bem como à Declaração de Salamanca e, especialmente, à Lei Federal 13.146 de 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, desconstruindo paradigmas e valorizando a autonomia dos indivíduos com deficiência. Tem o objetivo de conhecer, especialmente por meio de pesquisas recentes, como tem sido cumprida pelas escolas a garantia legal da inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo enfatiza os princípios da igualdade e dignidade da pessoa humana, institutos constitucionais e fundamentos da República Federativa do Brasil. Verifica-se uma paulatina evolução da concepção de inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica teve foco em publicações dos últimos anos - artigos publicados em revistas educacionais, periódicos nacionais, livros e e-books. Conclui-se, ao final, que algumas vitórias foram alcançadas, porém, ainda existem muitas barreiras a serem vencidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walquiria Gomes Miranda, USM

Mestra em Ciência da Educação pela Universidade São Marcos (USM) Professora na Escola Municipal “Olinto Veloso” e na Escola Estadual “Vila Boa Vista

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Professor na Pós-Graduação Lato Sensu em Docência (IFMG Campus Avançado Arcos)

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Atualizada até a EC nº 105/2019. Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, 2019. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 6 jan. 2022.

BRASIL. Declaração de Salamanca- sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília, DF: MEC, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 6 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – DF: MEC,1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 6 jan. 2022.

BRASIL. Decreto nº 3.956/2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: Presidência da República, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 7 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.406/2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm#:~:text=1%20o%20Toda%20pessoa%20%C3%A9,concep%C3%A7%C3%A3o%2C%20os%20direitos%20do%20nascituro. Acesso em: 6 jan. 2022.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial/MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 6 jan. 2022.

BRASIL. Lei 13.146/2015. Institui a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da

Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=2%C2%BA%20Considera%2Dse%20pessoa%20com.

Acesso em: 9 jan. 2022.

CASTRO, Cristina Veloso de; BERRO, Maria Priscila Soares. A inclusão da pessoa com deficiência nas escolas – Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015: Dignidade e Igualdade. Brasília: Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, v. 3, nº 1, jan/Jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i1.1811

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de Alunos com Deficiência na Aula de Educação Física: Identificando Dificuldades, Ações e Conteúdos para Prover a Formação do Professor. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, Jul.-Set., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/ND8hHt9gKnHDTZwMdyns3JG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 29 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000300006

FONTES, Karine Caitano; THOMASI, Tanise Zago. A inclusão de pessoas com deficiência a partir da Lei n° 13.146/2015. Cadernos de Graduação Ciências Humanas e Sociais, v. 7, n.1, p. 134-145. Aracaju: Outubro, 2021. Disponível em: http://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas. Acesso em: 5 jan. 2022.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAS GERAIS. Educação Especial ganha novas diretrizes na rede pública estadual. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10725-educacao-especial-ganha-novas-diretrizes-na-rede-publica-estadual. Acesso em: 19 jan. 2022.

MINAS GERAIS. Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Atualizada em 2014. Belo Horizonte – MG: SEE, 2014. Disponível em: http://srefabricianodivep.files.wordpress.com/2019/02/guia-da-educac3a7c3a3o-especial-mg-versc3a3o3-atualizada.pdf. Acesso em: 6 jan. 2022.

MINAS GERAIS. Resolução SEE Nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de Ensino de Minas Gerais. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4256-20-r%20-%20Public.10-01-20.pdf.pdf. Acesso em: 8 jan. 2022.

PRADO, Isabelli Tesser; LOZANO, Daniele. A inclusão escolar na prática: um paralelo entre a vivência e os documentos normativos. In: SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS – SSAPEC, 28 a 30 de outubro de 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br. Acesso em: 8 jan. 2022.

REIS, Andréa Silva Adão. Inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado: compreendendo a percepção da comunidade escolar sobre o papel do Professor de Apoio. Dissertação. Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora: 2020. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2020/08/ANDREA_DISSERTA%C3%87%C3%83O_VERSAO_SECRETARIA.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

RODRIGUES, Denis Leite. Pessoa com deficiência e sua inclusão na instrução escolar. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) v.8, nº 1, 2020. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/678. Acesso em: 5 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i1.678

SERRA, Dayse. A Educação inclusiva em tempos de judicialização do estado: o cotidiano das escolas com a lei brasileira de inclusão – nº 13.146/2015. Polêm!ca, v. 17, nº 1, janeiro, fevereiro e março, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/viewFile/28294/20330. Acesso em: 8 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28294

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

GOMES MIRANDA, Walquiria; ALVES PEREIRA, Cláudio. PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22070, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22070.id1488. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/209. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)