PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22070.id1488

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Professor de Apoio

Resumo

Busca-se analisar a inclusão escolar - prerrogativa das pessoas com diferentes deficiências - numa perspectiva legal. Para isso, recorre-se à legislação pertinente, bem como à Declaração de Salamanca e, especialmente, à Lei Federal 13.146 de 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, desconstruindo paradigmas e valorizando a autonomia dos indivíduos com deficiência. Tem o objetivo de conhecer, especialmente por meio de pesquisas recentes, como tem sido cumprida pelas escolas a garantia legal da inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo enfatiza os princípios da igualdade e dignidade da pessoa humana, institutos constitucionais e fundamentos da República Federativa do Brasil. Verifica-se uma paulatina evolução da concepção de inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica teve foco em publicações dos últimos anos - artigos publicados em revistas educacionais, periódicos nacionais, livros e e-books. Conclui-se, ao final, que algumas vitórias foram alcançadas, porém, ainda existem muitas barreiras a serem vencidas.

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Biografia do Autor

Walquiria Gomes Miranda, USM

Mestra em Ciência da Educação pela Universidade São Marcos (USM) Professora na Escola Municipal “Olinto Veloso” e na Escola Estadual “Vila Boa Vista

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Professor na Pós-Graduação Lato Sensu em Docência (IFMG Campus Avançado Arcos)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

GOMES MIRANDA, Walquiria; ALVES PEREIRA, Cláudio. PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22070, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22070.id1488. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/209. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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