ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, Ciências

Resumo

O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.

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Biografia do Autor

Camila Maria Gonçalves de Castro, UFVJM

Graduada em Ciências Biológicas (UFVJM) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar.

Giovana Evangelista Alves, UNIFOR

Graduada em Ciências Biológicas (UNIFOR/MG)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

GONÇALVES DE CASTRO, Camila Maria; EVANGELISTA ALVES, Giovana; ALVES PEREIRA, Cláudio. ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 306–324, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/491. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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