AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167Palavras-chave:
Formação de professores, Fatores motivadores, Licenciaturas duplas, Licenciaturas especificasResumo
Este trabalho objetiva investigar as motivações que contribuíram para o ingresso e a permanência dos alunos em cursos de licenciaturas duplas e específicas, na perspectiva de indicar potencialidades e fragilidades na formação inicial e formativa do professor. A metodologia adotou abordagens qualitativa e quantitativa com o intuito de responder as indagações propostas neste trabalho, com aplicação de um questionário semiaberto e uso da escala de Likert. Para análise dos dados foram utilizados os programas Excel e SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados mostraram que, independentemente da licenciatura em que ingressaram, a permanência dos alunos no curso depende de fatores sociais e econômicos, como o local em que estes residem e as dificuldades de conciliação trabalho-estudo, além de fatores institucionais, como apoio pedagógico e oferta de atividades complementares, e o papel decisivo do exemplo dos professores do curso para consolidar a escolha pela carreira docente por parte dos licenciandos.
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