AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167

Palavras-chave:

Formação de professores, Fatores motivadores, Licenciaturas duplas, Licenciaturas especificas

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as motivações que contribuíram para o ingresso e a permanência dos alunos em cursos de licenciaturas duplas e específicas, na perspectiva de indicar potencialidades e fragilidades na formação inicial e formativa do professor. A metodologia adotou abordagens qualitativa e quantitativa com o intuito de responder as indagações propostas neste trabalho, com aplicação de um questionário semiaberto e uso da escala de Likert. Para análise dos dados foram utilizados os programas Excel e SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados mostraram que, independentemente da licenciatura em que ingressaram, a permanência dos alunos no curso depende de fatores sociais e econômicos, como o local em que estes residem e as dificuldades de conciliação trabalho-estudo, além de fatores institucionais, como apoio pedagógico e oferta de atividades complementares, e o papel decisivo do exemplo dos professores do curso para consolidar a escolha pela carreira docente por parte dos licenciandos.

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Biografia do Autor

Erinéia da Silva Santos, UFRN

Doutora em Engenharia Química (UFRN) Professora do Colegiado de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Cristiane Ayala de Oliveira, UFLA

Doutora em Ciência dos Alimentos (UFLA) Professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE / Campus Salgueiro) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT / IFSertão – PE)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

SILVA SANTOS, Erinéia da; AYALA DE OLIVEIRA, Cristiane; ALVES PEREIRA, Cláudio. AVALIAÇÃO DOS FATORES MOTIVADORES PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e054, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e054.id1167. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/342. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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