DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESPAÇOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e016.id1096Palavras-chave:
Educação, Formação, Inclusão, ProfessoresResumo
O objetivo do artigo é analisar como a temática em tela se desenvolve nos cursos de formação continuada dos professores em duas cidades brasileiras, Cuiabá, no estado de Mato Grosso e Presidente Dutra, na Bahia, assim como identificar se houve, em sua formação inicial, disciplinas que os preparassem para os processos de educação inclusiva e se, no exercício da docência, tais educadores tiveram oportunidades para formações continuadas na área. A metodologia baseou-se na perspectiva da abordagem qualitativa e o principal instrumento de coleta de informações foi um questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms. Teoricamente, o artigo se apoia em Diniz (2012), Duek (2014), Pletsch (2009), entre outros. Os resultados apontam que os professores entrevistados reconhecem a importância de discutir a temática da inclusão no ambiente escolar, seja na formação inicial ou continuada e, da mesma forma, reconhecem que muitas ações por parte dos órgãos competentes têm permanecido presentes apenas nos documentos normativos.
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