DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESPAÇOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e016.id1096

Palavras-chave:

Educação, Formação, Inclusão, Professores

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a temática em tela se desenvolve nos cursos de formação continuada dos professores em duas cidades brasileiras, Cuiabá, no estado de Mato Grosso e Presidente Dutra, na Bahia, assim como identificar se houve, em sua formação inicial, disciplinas que os preparassem para os processos de educação inclusiva e se, no exercício da docência, tais educadores tiveram oportunidades para formações continuadas na área. A metodologia baseou-se na perspectiva da abordagem qualitativa e o principal instrumento de coleta de informações foi um questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms. Teoricamente, o artigo se apoia em Diniz (2012), Duek (2014), Pletsch (2009), entre outros. Os resultados apontam que os professores entrevistados reconhecem a importância de discutir a temática da inclusão no ambiente escolar, seja na formação inicial ou continuada e, da mesma forma, reconhecem que muitas ações por parte dos órgãos competentes têm permanecido presentes apenas nos documentos normativos.

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Biografia do Autor

Jáisse Mendes Souza Cunha, IFMG

Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF) Discente da Pós-Graduação Lato Sensu em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva (IFMG) Campus Avançado Arcos

Luciano da Silva Pereira, UNIRIO

Doutorando em Educação (UNIRIO) Professor efetivo na Escola Estadual Profº. Benedito de Carvalho Discente no Programa de Doutorado em Educação (UNIRIO/PPGedu)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES) Professor no Centro de Educação a Distância do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Avançado Arcos, Discente no Programa de Doutorado em Educação (UFES)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

SOUZA CUNHA, Jáisse Mendes; SILVA PEREIRA, Luciano da; ALVES PEREIRA, Cláudio. DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESPAÇOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e016, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e016.id1096. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/379. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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