REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (RVA) NO ENSINO TÉCNICO NAS ÁREAS DE ELÉTRICA, MECÂNICA E CIVIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e091.id1271Palavras-chave:
Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ensino Técnico, TDICResumo
Avanços recentes na computação e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm sido notados nas instituições de ensino e, neste cenário, encontram-se os dispositivos e softwares de Realidade Virtual e Aumentada (RVA). De cunho exploratório, este estudo buscou trabalhos publicados em periódicos e eventos científicos que trataram da utilização de RVA no cotidiano escolar, com foco em cursos das áreas de elétrica, mecânica e civil. O corpus da pesquisa foi composto por 35 trabalhos que trataram da aplicação de tecnologias de RVA em ambientes escolares, sobressaindo trabalhos desenvolvidos nos cursos superiores e nas disciplinas de matemática e ciências no Ensino Médio. Observou-se a possibilidade de adaptação de trabalhos desenvolvidos em cursos superiores para serem desenvolvidos também em cursos técnicos de nível médio, aproveitando-se as potencialidades destas tecnologias para o exercício da docência e para a formação técnica dos estudantes
Downloads
Métricas
Referências
ALBERTE, Elaine Pinto Varela; PEREIRA, Mariana Henry. Uma Experiência de Aprendizagem das Etapas Executivas de uma Construção Através de Maquete Virtual. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
ALMEIDA, Bruno Ricardo et al. Realidade Aumentada Aplicada às Práticas Laboratoriais nos Cursos de Engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE), 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
ARAUJO, Felipe A. Torres; CARREIRO, Francisco Borges. Laboratório Semi-Virtual para Aprendizagem Interativa de Automação e Controle de Processos Industriais. In: COBENGE, XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.
AUSBURN, Lynna J.; AUSBURN, Floyd B. Desktop virtual reality: A powerful new technology for teaching and research in industrial teacher education. Journal of Industrial Teacher Education, v. 41, n. 4, p. 1-16, 2004.
BARBOSA, Jorge William Sandora; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. Geotransform3D: Objeto Computacional em Realidade Aumentada para apoio ao Ensino da Matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática (RECM), v. 1, p. 226-239, 2017.
BARRILLI, Elomar Castilho; CUNHA, Gerson Gomes. A tecnologia de realidade virtual: recurso real para potencializar a educação. Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2009.
CORREA, Luiz Fernando de Oliveira et al. Mundo Virtual 3D Estreitando Relações Teórico-Práticas nas Instituições de Ensino. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
DENARDIN, Luciano; MANZANO, Ramón Cid. Desenvolvimento, utilização e avaliação da realidade aumentada em aulas de física. Revista Novas Tecnologias na Educação, [S.L.], v. 15, n. 2, 10 jan. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.79258 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79258
EXAME; ESTÚDIO ABC. Como será o profissional da indústria 4.0? 2016. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/como-sera-o-profissional-da-industria-4-0/. Acesso em 06 ago. 2020.
FERREIRA, Jean Daniel Foro; CONCEIÇÃO, Stéfani Gross; FONSECA, Wellington da Silva. Desenvolvimento de Material Didático Utilizando Realidade Aumentada para Aulas de Eletrônica Analógica. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
FORTUNA, Pablo Rocha et al. Desenvolvimento de Material Potencialmente Significativo Utilizando Impressora 3D e Realidade Aumentada para Apoio ao Ensino da Engenharia Civil: Uma Experiência com Alunos do Ensino Médio e da Graduação. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
FRANÇA, Carlos Roberto; SILVA, Tatiana. A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 05, n. 10, p.193-215, mar. 2019. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414
FRANÇA, Carlos Roberto; SILVA, Tatiana. A realidade virtual e aumentada dedicada ao processo ensino-aprendizagem de física: socialização da concepção e validação do aplicativo RVA_360 – Momento Angular. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 1, p. 142-169, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect. Acesso em: 27 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9101
GOMES JUNIOR, Wedson; CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER JUNIOR, Edgard. Ferramenta de Auxílio ao Aprendizado de Motores com o Uso de Realidade Virtual. Anais do VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA), 2010, São Paulo, p. 37-41.
HAMILTON, Karen E., & OLENEWA, Jorge. Augmented reality in education. Proc. SXSW Interactive. 2011. M. Kapur. Productive failure in learning math. Cognitive Science, 38(5):1008–1022, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/cogs.12107
HERPICH, Fabricio et al. Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 25, p. e7, 27 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.25.e7
LEITE, Saulo. et al. Espaço Maker: Aprendizagem Ativa com Alunos do ensino Fundamental e Médio do Sistema de Ensino Equipe. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
LIMA, Marcelo Bernardo et al. Realidade aumentada no ensino de ciência: uma revisão de literatura. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Universidade Federal de Santa Catarina 2017, Florianópolis/SC. Anais [...]. Florianópolis, 2017.
LIMA, Mayanne de Oliveira et al. Uso da Realidade Aumentada (RA) como Ferramenta Facilitadora no Ensino de Disciplinas de Estruturas. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
LOPES, Luana Monique Delgado et al. INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: uma revisão sistemática. Educação em Revista, [S.L.], v. 35, p. 1-33, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197403 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403
LORENZ, Markus et al. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. 2015. Disponível em: https://www.bcg.com/pt-br/publications/2015/engineered_products_project_business_industry_4_future_productivity_growth_manufacturing_industries. Acesso em: 03 ago. 2020.
MARTINS, Valéria Farinazzo; OLIVEIRA, Alisson José Gregório; GUIMARÃES, Marcelo Paiva. Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 5, n. 1, p. 98-112, 17 maio 2013. DOI: https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810
MERINO, Cristian et al. O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8453
MOORE, Michael G. Theoretical principles of distance education. Theoretical principles of distance education, London: Routledge. p. 22-39, 1993.
OLIVEIRA, Danieli Soares et al. Desenvolvimento de Ambiente de Realidade Virtual para Ensino/Capacitação Técnica na Área de Manutenção Eletromecânica Ferroviária. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
OLIVEIRA, Luciano Denardin; MANZANO, Ramón Cid. Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR. Revista Novas Tecnologias na Educação, [S.L.], v. 14, n. 1, 26 ago. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.67326 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67326
PARCIANELLO, Yussef; LEMOS II, Dalton Luiz. Utilização de Realidade Aumentada Buscando Maior Engajamento dos Alunos no Ensino de Desenho Técnico e Desenho Assistido por Computador. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
PAVANI, Sergio Adalberto et al. Novas tecnologias no ensino técnico/tecnológico. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.
PAVANI, Sergio Adalberto; POZZER, Sergio Adalberto; COLUSSO, Sergio Adalberto. Bancada Virtual para Laboratórios de Automação Pneumática, Hidráulica, Acionamento de Motores E Controladores de Processo – Um Caso em Evolução. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
QUEIROZ, Anna Carolina; TORI, Romero; NASCIMENTO, Alexandre. Realidade Virtual na Educação: panorama das pesquisas no brasil. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Sbie 2017), [S.L.], p. 203-212, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203
QUEIROZ, Eduarda; MOURA, Rafaela; SOUZA Ellen. Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), 2019, Recife-PE, Anais [...]. Recife-PE, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8870
ROLIM, Ana Caroline Uliana et al. Utilização de Técnicas de Mapeamento de Processos para o Desenvolvimento de Plataforma de Realidade Virtual para Ensino/Treinamento na Área de manutenção Eletromecânica Ferroviária. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
SANTOS, Ricardo Silva et al. Realidade Aumentada no Processo de Ensino-Aprendizagem da Topografia em Projeto de Engenharia Civil. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), 2018, Fortaleza-CE, Anais [...]. Fortaleza-CE, 2018.
SCORTEGAGNA, Luan F.; GONÇALVES, Flávia A. Utilização de Realidade Aumentada na Otimização do Ensino-aprendizagem de Desenho Técnico na Engenharia. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
SENA, Manoel; ROCHA, Paulo Santana; NASCIMENTO, Raul Batista. Simulador Virtual 3D para Atividades Práticas de Aprendizado em Análise de Vibrações. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
SILVA, George Geraldo de Oliveira et al. Indústria 4.0: Um Estudo sobre sua Aplicação no Ensino Técnico Profissionalizante. Revista Brasileira de Mecatrônica, São Caetano do Sul, v. 2, n.1, p.14-27, jul./set. 2019.
SILVA, João et al. Adoção de Realidade Aumentada no Ensino de Resistência dos Materiais. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Cbie 2015), [S.L.], p. 1198-1207, 26 out. 2015. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1198 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1198
SILVA, Kássio Vinícius.; SÁ JÚNIOR, José Carlos; AZEVÊDO, Wilker Victor da Silva. Sobre Concepções no Estudo de Circuitos Elétricos e utilização de Experimentação Real e Virtual. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
VIEGAS, Márcio A. C.; VIEIRA, Marcelo B.; SILVA, Rodrigo Luis de S. Ferramenta de Apoio ao ensino de Física utilizando Realidade Aumentada. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 20, n. 03, p. 60-73, 1 dez. 2012. Sociedade Brasileira de Computação - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.60 DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2012.20.03.60
SILVA, Sérgio Ricardo Xavier. Utilização de um Laboratório Virtual de Física Através de Physlets para Cursos de Engenharia. In: COBENGE, XLVII, 2019, Fortaleza-CE. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2019, v. 1, s.p.
SOUSA, Stephanie Kamarry Alves et al. Realidade Virtual e Aumentada: Apoio para a Prática Contextualizada e Interdisciplinas na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Revista Expressão Científica - Edição Especial SNCT [e-book], 2019. Instituto Federal de Sergipe - ano. 4, v.4, n°3 Aracaju: IFS, 2019.
SOUZA, Adysson André Fortuna; MORAIS, Maic Araújo da Conceição; CARVALHO, Márcio Aurélio Matos. Utilização da Realidade Aumentada para Facilitar na Visualização de Exercícios Tridimensionais de Mecânica Vetorial. In: COBENGE, XLVI, 2018, Salvador-BA. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2018, v. 1, s.p.
STANGE, Folker; SCHEER, Sérgio. Utilização de Técnicas de Realidade Virtual e Visualização Científica para Desenvolvimento de um Ambiente de Treinamento Técnico na Construção Civil. Proceedings Of 10Th World Congress On Computational Mechanics, [S.L.], maio 2014. Editora Edgard Blücher. http://dx.doi.org/10.5151/meceng-wccm2012-20118 DOI: https://doi.org/10.5151/meceng-wccm2012-20118
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC, 2018.
VILAR, Sammara Raquel; ARAÚJO, Lincoln Machado; COSTA JUNIOR, Ademar Gonçalves. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Simulação para Auxiliar o Processo de Ensino-aprendizagem de Robótica na Engenharia. In: COBENGE, XLV, 2017, Joinville-SC. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2017, v. 1, s.p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.