ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622

Palavras-chave:

Estado da Arte, Ensino de Física, Investigação no Ensino de Física, EnCI

Resumo

Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.

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Biografia do Autor

Jéferson Pereira da Silva, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT/UNIC)

Thiago Andrade de Toledo, UFSCar

Doutor em Física (UFSCar) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso, Centro de Referência de Jaciara (IFM-CRJac)

Leandro Carbo, IFM

Doutor em Química (IQ-UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso, Centro de Referência de Jaciara (IFM-CRJac)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Jéferson; ANDRADE DE TOLEDO, Thiago; CARBO, Leandro. ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 344–359, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/493. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias