ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622

Palavras-chave:

Estado da Arte, Ensino de Física, Investigação no Ensino de Física, EnCI

Resumo

Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéferson Pereira da Silva, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT/UNIC)

Thiago Andrade de Toledo, UFSCar

Doutor em Física (UFSCar) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso, Centro de Referência de Jaciara (IFM-CRJac)

Leandro Carbo, IFM

Doutor em Química (IQ-UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso, Centro de Referência de Jaciara (IFM-CRJac)

Referências

AMBRÓZIO, Rosa Maria. Uma intervenção Educacional com Enfoque no Ensino por Investigação: Abordando as Temáticas Termodinâmica e Óptica. 2014. 88 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória – ES, 2014.

ANDRADE, Marcelo Esteves de; SCARPAT JR, Alfeu; BUFFON, Luiz Otávio. O Uso de um software de simulações para a aprendizagem de circuitos elétricos simples: uma abordagem a partir do ensino por investigação. Revista do Professor de Física, vol. 2, n. 2, p.59-72, 2018.

BELLUCCO, Alex. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma proposta de sequência de ensino investigativo sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 30-59, 2014.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto: Editora, 1994. 333 p.

BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação e Ciências, v. 18(1), p. 123-146, 2016.

CARDOSO, Milena Jansen Cutrim. Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Área de Concentração em Biologia) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociência, São Paulo, 2017.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SEDANO, Luciana; SILVA, Maíra Batistoni e; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Moraes; ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos; BRICCIA, Viviane. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164 p.

CLEMENT, Luiz. Autodeterminação e ensino por investigação: Construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física. 2013. 334 f. Tese. (Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica). - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2013.

FEITOSA, Cristiane Maria de Oliveira; MENEZES, Paulo Henrique Dias. A eletricidade e seus riscos: uma perspectiva reflexiva para o ensino de física. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC, 2015, Água de Lindóia – SP. Ensino e aprendizagem de conceitos científicos, 2015. 01-08 p.

FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Dualidade Argumentativa: Os produtos da argumentação em aulas investigativas. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, 79, 257-272, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf > Acessado dia 19 de dezembro de 2018.

FRAIHA, Simone; PASCHOAL JR. Waldomiro; PEREZ, Silvana; TABOSA, Clara. E. S.; ALVES, João Paulo da Silva; SILVA, Charles Rocha. Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, n. 4, e 4401- 4407, 2018.

GOYA, Alcides; LABURÚ, Carlos Eduardo. Uma estratégia de investigação multimodal para física. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.

MELLO, Luiz Arthur Rodrigues de. Proposta de atividades de ensino por investigação em laboratório de indução eletromagnética. 2018. 116 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Física) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG, 2018.

OLIVEIRA, Maria do Socôrro Dias de Oliveira; MOLINA, Gonzalo Peña; FIREMAN, Elton Casado. Contribuições das sequências de ensino por investigação para a alfabetização científica no estágio em ensino de física. Ensino de Ciências, v.13, n.4, p. 266-296, 2018.

OLIVEIRA, Marcel da Silva Lessa de; NASCIMENTO, Viviane Briccia do. Ensino de ciências por investigação: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.

SANTOS, Paulo Borges Viríssimo dos; GONÇALVES, Carolina Jürgensen; PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Experimentos de astronomia com materiais de baixo custo: Ensino por investigação em espaços não formais através do projeto banca da ciência. In: 5º ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA E CULTURA - Revista do Edicc, v. 5, n. 1, p.221-229, 2018.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações Entre Ciências da Natureza e Escola. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.17 n. especial, p. 49-67, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007. 320p.

SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormölhen. O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação. Ciênc. Educ.,v. 21, n. 4, p. 911-930, 2015.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 248p.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Jéferson; ANDRADE DE TOLEDO, Thiago; CARBO, Leandro. ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 344–359, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/493. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias