UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
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SANTOS, S. B. dos; SOUSA, E. S. de; CORDEIRO, R. S.; MARTINS, J. da S. C. UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 641-652, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/493. Acesso em: 3 mar. 2021.

Resumo

A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados.  Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
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