Análise da Produção Científica Nacional sobre Saúde, Meio Ambiente e Enfermagem
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24024.id834Palavras-chave:
Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde, EnsinoResumo
A responsabilidade ecológica é uma problemática que envolve vários setores da sociedade, porém possui uma aproximação muito tímida entre saúde e meio ambiente, sendo que com a saúde possui ainda menos discussões sobre essa interface. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, esse artigo objetiva analisar a produção científica nacional sobre Saúde, Meio Ambiente e Enfermagem para demostrar o que ela traz sobre a temática abordada. Para a coleta de dados, foram utilizados artigos, teses e dissertações publicados nas respectivas plataformas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2010 e outubro de 2023. De acordo com os textos analisados, observou-se, de forma geral, que os profissionais da enfermagem não conseguem relacionar de maneira adequada saúde e meio ambiente, ficando restritos à realização de atividades simplistas e rotineiras no âmbito de trabalho.
Downloads
Métricas
Referências
BERRÊDO, Valéria Cristina Menezes et al. Percepção de enfermeiros sobre saúde e meio ambiente adquirida na formação acadêmica. Journal HealthNPEP. 2018; [s. l.].
BESERRA, Eveline Pinheiro et al. Educação ambiental e enfermagem: uma integração necessária. Rev. Bras. Enferm. v. 63, n. 5, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República: Casa Civil (Subchefia para Assuntos Jurídicos). [Internet] Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 jul. 2022.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1981. Presidência da República: Casa Civil (Subchefia para Assuntos Jurídicos). [Internet] Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%206.938%2C%20DE%2031%20DE%20AGOSTO%20DE%201981&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional,Lei%2C%20com%20fundamento%20no%20art. Acesso em: 31 jul. 2022.
BRUZOS, Gabriela Azevedo de Souza et al. Meio ambiente e enfermagem: suas interfaces e inserção no ensino de graduação. Saude soc. [online]. v. 20, n. 2, p. 462-9, 2011.
CAMPONOGARA, Silviamar. Saúde e meio ambiente na contemporaneidade: o necessário resgate do legado de Florence Nightingale. Saúde e meio ambiente na contemporaneidade: Esc. Anna Nery. 2012.
CAMPONOGARA, Silviamar et al. Visão de profissionais e estudantes da área de saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Rio de Janeiro, 2013.
CARVALHO, Isabel Cristina De Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CARVALHO, Marcelle Alves; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira; PEREIRA, Ana Paula Cunha. A importância de ensinar resistência bacteriana no ensino médio: uma análise de livros didáticos de biologia selecionados pelo PNLEM/2018. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 653–668, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497.
CAMPOS, Ana Emília Rosa; PERES, Marcelo Cesar Lima; PEREIRA, Bruna dos Reis. Percepção ambiental e estudantes de enfermagem. Revista Monografias Ambientais. [S. l.]: Universidade Federal de Santa Maria, maio 2019. DOI 10.5902/2236130835026. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2236130835026.
GOUVEIA, Nelson. Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental. Saúde e sociedade. [S. l.], p. 49-61, 1999.
LIMA, Luis Fernando Queiroz De; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane Fátima De Oliveira. Abordagem da doença tromboembólica venosa nos livros de biologia conforme o Programa Nacional do Livro Didático. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e23014, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/159. Acesso em: 25 nov. 2023.
MEDEIROS, Ana Beatriz de Almeida; ENDERS, Bertha Cruz; LIRA, Ana Luísa Brandão De Carvalho. A Teoria Ambientalista de Florence Nightingale: Uma Análise Crítica. Escola Anna Nery de Enfermagem. v. 19, n. 3, p. 518-21, 2015.
MELO, Amanda da Silva; CARVALHO, Alessandra da Silva; CORDEIRO, Cliviane Farias; SANTOS, Andreina Maciel de Sena dos; CARMO, Jarlene Mesquita do. Extensão universitária “rios de plástico”: impacto de um projeto de educação ambiental para a formação de uma estudante de enfermagem. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1254-60, jan./feb.,2023. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56424/41434. Acesso em: 29 out. 2023.
NEVES, Afonso Carlos. Conceito Ampliado de Saúde em tempos de pandemia. Poliética. v. 9, n. 1, p. 78-95, 2021.
PERES, Roger Rodrigues. Percepções de enfermeiros docentes sobre a interface saúde e meio ambiente na formação profissional. 2014. 200 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
PERES, Roger Rodrigues et al. Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem. [S. l.]: FapUNIFESP (SciELO), 2015. Doi: 10.1590/1983-1447.2015.esp.56696. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56696.
SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. Conceito de Saúde. Revista de Saúde Pública – Journal of Public Health. v. 31, n. 5, p. 538-42, 1997.
SILVA, Carmen Maria Dos Santos Lopes Monteiro Da et al. Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruindo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência. [S. l.], p. 35-43, 2010.
SOUZA, Gizelle; OLIVEIRA, Edivaldo; MACEDO, Jaqueline Cabral; FERNANDES, Vanessa Martins. O papel do enfermeiro nas ações educativas para alcançar a sustentabilidade no ambiente hospitalar. 15° Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Disponível em: https://docplayer.com.br/112825650-O-papel-do-enfermeiro-nas-acoes-educativas-para-alcancar-a-sustentabilidade-no-ambiente-hospitalar.html Acesso em: 29 out. 2023.
STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; MORESCHI, Claudete; REMPEL, Claudete. A Questão Ambiental e a Enfermagem: Percepções de Enfermeiros e Estudantes. Ensino, Saude e Ambiente. [S. l.]: 13 dez. 2016. Doi: 10.22409/resa2016.v9i3.a21243. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21243.
VIERO, Cibelle Mello et al. Percepção de docentes enfermeiros sobre a problemática ambiental: subsídios para a formação profissional em enfermagem. Texto amp; Contexto - Enfermagem. [S. l.]: FapUNIFESP (SciELO), dez. 2012. Doi: 10.1590/s0104-07072012000400005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000400005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.