CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA – CTSK: UMA ANÁLISE DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e013.id999

Palavras-chave:

CTSK, Conhecimento de Professores, Ensino de Química

Resumo

Na busca de um referencial teórico metodológico, que seja possível descrever os conhecimentos docente necessários para o ensino, diversos modelos surgiram nas últimas décadas para diferentes áreas. Com relação à área da Química, tem-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Química - CTSK, que descreve o conjunto de conhecimentos específicos de professores de Química, e permite conectar os conhecimentos da disciplina ao didático. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi de caracterizar os conhecimentos mobilizados por uma professora de Química, quando do ensino de hidrocarbonetos, a partir do CTSK. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa-descritiva de cunho exploratória, e a produção de dados ocorreu mediante o estudo de campo. Os resultados evidenciaram a mobilização de conhecimentos, tanto no domínio Químico (CK) quanto no didático (PCK), conforme o CTSK, e revelou conexões entre ambos os domínios, caracterizando a articulação entre ensino e aprendizagem – elementos essenciais ao sucesso escolar dos estudantes.

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Biografia do Autor

Jakline Estfane Alves Martins, IFMT

Mestranda em Ensino (PPGEn/IFMT) Técnica Administrativa Educacional (SEDUC/MT)

Leandro Carbo, UNESP

Doutor em Química (UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGEn/IFMT)

Susel Taís Coelho Soares, IFMT

Mestrado em Ensino, Currículo e Saberes Docente (IFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Doutoranda em Investigación en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Ciencias Experimentale. Universidad de Huelva, UHU, Espanha.

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

ALVES MARTINS, Jakline Estfane; CARBO, Leandro; COELHO SOARES, Susel Taís. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA – CTSK: UMA ANÁLISE DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e013, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e013.id999. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/376. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias