A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514

Palavras-chave:

Revista Pedagógica, Ensino de Matemática, Formação de professores

Resumo

Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso, que faz um estudo sobre os conteúdos de Matemática publicados nas edições da Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação direta entre a Secretaria Estadual de Educação e as escolas públicas estaduais de ensino. Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio das matérias divulgadas na Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica centra-se na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016). Os temas abordados pelo impresso são diversificados, contempla a legislação e sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, tornando-se veículo de formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Stascovian, UNIC

Mestra em Ensino (UNIC) Professora na Rede Estadual de Educação (SEDUC-MT)

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, PUCPR

Doutora em Educação (PUCPR) Professora na Universidade de Cuiabá (UNIC)

Referências

BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa periódica educacional no Brasil: de 1808 a 1944. In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Camara. (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 2002.

BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 166-168. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100013

BICCAS, Maurilane de Souza. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

BRASIL. Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em 23 jul. 2019.

CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia, v.10, n. 20, p. 115-130. 1996.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, Pannonica, p. 177-229. 1990.

COSTA, David Antonio da. O repositório de conteúdo digital: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. Disponível em: < http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/37_COSTA.pdf Acesso em: 25 Set. 2018.

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. História da Educação Matemática: trajetos investigativos. Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, n. 2, p. 41-55. 2017.

FARIAS, Katia Sebastiana Carvalho dos Santos. Jornais e revistas da instrução pública: luz pedagógica para as práticas de Aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro. In: BRITO, Arlete de Jesus; FARIAS, Katia Sebastiana Carvalho dos Santos; MIORIM, Maria Ângela (Orgs.). Pesquisas históricas em jornais e revistas: produções do HIFEM. São Paulo: Livraria da Física, 2014, p.21-47.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Educação Matemática. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

JULIA. Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, jan./jun.2001, p.9-43.

MATO GROSSO. Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Revista Educação em Mato Grosso. Cuiabá, n. 1, jan./fev. 1978 a ano IX, n. 34, 1986.

PUGLIESE, Ana Lucia Costa Alves; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. A imprevisibilidade ou o pesadelo da Matemática. Revista Construção Psicopedagógica. São Paulo, v.17, n.15, dez. 2009.

RODRIGUES, Elaine; SILVA, Michele Juliana de Carli Anselmo da. A imprensa pedagógica representada pela Revista Brasileira de Educação: uma fonte de pesquisa para a história da educação. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/109-0.pdf. Acesso em 26 jul. 2019.

SANTOS, André de Souza. Pesquisa em educação: historiografia, novas fontes e imprensa. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26718_13427.pdf. Acesso em 24 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.36229/978-85-7042-176-0.CAP.21

SILVA, Marijâne Silveira da. Leitura e escrita nas páginas da Revista Educação em Mato Grosso (1976-1986). Cuiabá: EdUFMT, 2016.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Por uma história comparativa da educação matemática. Cadernos de Pesquisa. v.42, n.145, p.162-179, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100010

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

STASCOVIAN, Juliana; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel. A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 452–464, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/513. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias