O PROFESSOR PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE EM 1908

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2033-2050.id900

Palavras-chave:

Professor Primário, Instrução Pública Matogrossense, Cultura Escolar

Resumo

Este artigo é parte do resultado da pesquisa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/MT. Tem como objetivo apresentar as características profissionais esperadas pela Administração Pública quando do ingresso dos professores no ensino primário mato-grossense. Embasado na dimensão metodológica histórico-cultural, a pesquisa vincula-se ao grupo Ghemat Brasil e pauta-se nas contribuições metodológica de autores como, De Certeau (1982), Chervel (1990), França (2016), Julia (2001), Leite (1970) e Valente (2006). O percurso teórico-metodológico constitui-se por meio da narrativa acerca da construção do perfil profissional docente no período da Primeira República no Estado de Mato Grosso, a partir de fontes inventariadas no Instituto Memória e Arquivo Público produzidos nos anos finais do século XIX e início do século XX. O estudo aponta os elementos essenciais para compreensão da construção histórica dos Regulamentos que determinavam os preceitos para a Instrução Pública Primária do Estado de Mato Grosso e as fontes revelam os processos e dinâmicas que regulamentavam a profissão docente do período.

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Biografia do Autor

Mariana Gomes de Oliveira, UNIC

Mestra em Ensino (UNIC)

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, PUCPR

Doutora em Educação (PUCPR) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Wagner Rodrigues Valente, USP

Doutor em Educação (USP) Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Presidente do GHEMAT Brasil

Referências

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, Mariana; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel; RODRIGUES VALENTE, Wagner. O PROFESSOR PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE EM 1908. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 2033–2050, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2033-2050.id900. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/412. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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