O PAPEL DA INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p781-797.id279

Palavras-chave:

Educação, Internacionalização, Pósgraduação brasileira

Resumo

O artigo pretende analisar a criação, institucionalização e expansão da pós-graduação brasileira a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da reforma do ensino superior. Igualmente, discorrerá a respeito dos esforços que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm envidado na busca de sua internacionalização acadêmica. Durante a pesquisa, foram levantadas publicações referentes à LDB, Reforma Universitária, e internacionalização da pós-graduação brasileira com as seguintes fases de seleção: 1- Trabalho aleatório na internet para a identificação de informações científicas da área da educação; 2- Cruzamento de palavras-chave, por exemplo, reforma universitária; internacionalização da educação superior; internacionalização e globalização; 3- Identificação de periódicos científicos cujo conteúdo enunciasse a internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. A proposta da pesquisa, após a seleção das publicações, foi a de compilar e dar-lhes coesão no empenho de qualificar a pós-graduação diante da era atual.

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Biografia do Autor

Stella Maris Wolff da Silva, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Analista (CAPES)

Maria Rosa Chitolina, UFPR

Doutora em Ciências - Bioquímica (UFPR). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ivan Rocha Neto, UFRGS

Doutor em Eletrônica pela University of Kent, na Inglaterra. Professor colaborador na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

MARIS WOLFF DA SILVA, Stella; ROSA CHITOLINA, Maria; ROCHA NETO, Ivan. O PAPEL DA INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 781–797, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p781-797.id279. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/592. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias