EXPEDIENTE 2023

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.Expediente.id664

Palavras-chave:

Expediente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

COMO CITAR OS ARTIGOS PUBLICADOS – JANEIRO A ABRIL DE 2023

RODRIGUES, Márcio Urel; AZEVEDO, Sinelza Gonzaga de Melo. Software GeoGebra nas aulas de matemática do ensino médio: um olhar para dissertações e teses no Brasil. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23001, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23001.id1694

ANTUNES, Marcelo Moreira; PINTO, Luiz Felipe Machado. Educação Física Adaptada: uma realidade distante na formação continuada de docentes. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23002, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691

RODRIGUES, Janini Gomes Caldas; SCHERER, Suely. Gamificação em Aulas de Matemática: uma possibilidade para o ensino de funções. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23003, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654

DEROSSI, Caio Corrêa. Uma análise sobre as pesquisas (auto) biográfica e biográfica: visada panorâmica nas plataformas da CAPES e da BDTD. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23004, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.23004.id1588

NASCIMENTO, Kelin Regina Bergamini do. Escolas Públicas em Comunidades Plurilíngues: arcabouço teórico-metodológico das produções científicas de 2007 a 2021. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23005, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23005.id1575

SOUZA, Raquel de; ORTOLAN, Rodrigo Lício; FREITAS, Nathália Luiz de. Potenciais contribuições da Língua Inglesa para a formação integral de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23006, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558

PEREIRA, Gustavo Gomes; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; CAVALCANTE, Maria da Paz. Estágio docente em Arte/Música nos anos finais do Ensino Fundamental: relato de experiência em uma EREE de Mossoró (RN). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23007, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546

SANTOS, Thaís Athayde dos; LAGE, Débora de Aguiar. A morfologia vegetal na perspectiva dos livros didáticos do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23008, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734

SOUZA, Caroline Batista Silva de et al. Natureza da Ciência na Educação Básica: uma análise de documentos curriculares oficiais. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23009, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676

ALMEIDA, Eduardo Carvalho de; COSTA, Marta Rios Alves Nunes da; QUEIRÓS, Wellington Pereira de. Design Thinking nas pesquisas sobre a formação de professores. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23010, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23010.id1638

LIMA, Thauana Sousa; PERINI, Janine Alessandra. Estágio Supervisionado: desafios da docência em Música no Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23012, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476

WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. Práticas docentes e educação CTS na formação continuada: um estudo de revisão. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23013, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498

LIMA, Luis Fernando Queiroz de; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira. Abordagem da doença tromboembólica venosa nos livros de biologia conforme o programa nacional do livro didático. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23014, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508

SANTOS, Carine Borba dos et al. Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para abordagem da temática Arborização Urbana. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23015, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650

FRANCELINO, Martonio José Marques; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Metodologia PBL: Uma prática docente no Curso de Engenharia Civil. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23016, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679

SILVA, Maria Jailda de Carvalho; COSTA, Marcones Ferreira; SANTOS, Michelli Ferreira dos. Modelos didáticos do DNA como estratégia para o ensino de genética em uma escola do campo. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23017, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23017.id1695

BRANDÃO, Juliana Jardini; SOUZA, Hilton Marcelo de Lima; MIRANDA, Anderson Fernandes de. Uso do Quiz como ferramenta para o ensino e a aprendizagem sobre Mitose. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23018, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438

BITTENCOURT, Luana Silva; LIMA, Dannieli Dias. Reflexões sobre a utilização das TIC’s no ensino de ciências na região norte em período de pandemia. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23019, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702

MEDEIROS, Emerson Augusto de; GOMES, Luzineide Márcia de Paula; NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do. Dificuldades de aprendizagem na sala de aula: perspectivas de professores de uma escola no campo. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23020, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710

GARCIA, Sônia Regina; MATSUDA, Sandra Satiko; RINALDI, Carlos. Evolução biológica: construção de conceitos com estudantes do Ensino Fundamental II. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23021, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23021.id1721

MICHALSZESZEN, Lucineia; WOBETO, Carmen; ROSINKE, Patrícia. Interdisciplinaridade entre a física e química: estudo do calor. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23022, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736

CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de et al. Formação de professores: Estado do conhecimento das produções acadêmicas do PPGE - UFT (2014-2021). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23023, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23023.id1595

AVELINO, Wagner Feitosa; SOUZA NETO, Samuel de. Reflexão crítica no cotidiano escolar da Disciplina de História: um estudo autoetnográfico na Educação Básica. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23024, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652

FREIRE, Dianara Figueirêdo; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A regra de três inversa em Lilavati (1150), de Bhāskarācārya, como recurso para a Formação de Professores e o ensino de Matemática. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23025, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23025.id1699

SABINO, Raquel do Nascimento. Experiência educativa para superar aspectos negativos da pandemia da Covid-19 na escola pública. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23026, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705

CAVALARO, Adriana Gentilin et al. Professores pedagogos e sua relação com o saber matemático. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23027, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23027.id1717

LARANJEIRA, Viviane Pereira; SILVA, Vera Lúcia Reis da. O Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores: o que dizem pesquisas sobre a temática? Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23028, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727

RODRIGUES, Fonseca de Andrade; CARVALHO, Edione Teixeira de. Práticas docentes: o lúdico como estratégia motivadora de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23029, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23029.id1743

OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de; COSTA, Walber Christiano Lima da. Bingo de Fração em Libras: desvelando um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23031, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778

VERDÉRIO, Leonardo Álisson Pompermayer; SOUZA, Leila Cristina Aoyama Barbosa. Concepções de professores sobre o ensino do tema Queimadas nas aulas de ciências em escolas públicas de Rondonópolis/MT. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23032, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23032.id1517

RIBEIRO, Mariana Alves; QUEIXAS, Ricardo Campos; FESTOZO, Marina Battistetti. O Reino Fungi no ensino remoto: análise de uma aula construída coletivamente por professores em formação. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23033, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662

SILVA, Suelione Fernandes da; LIMA, João Vitor Melo de; MEDEIROS, Leonardo Rafael. Programa Residência Pedagógica e ensino de estatística: uma experiência com enfoque interdisciplinar por meio da informática no formato remoto. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23034, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23034.id1692

SILVA, Vladimir Schuindt da et al. Impactos da atuação de professores de Educação Física do Instituto Benjamin Constant durante a pandemia da COVID-19: um relato de experiência. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23035, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718

ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Residência Pedagógica: a inserção da Educação Ambiental articulada com questões do cotidiano no Ensino de Química. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23036, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762

MENDES, Hemerson Milani; MELLO, Irene Cristina de; JACON, Liliane da Silva Coelho. Moldagem recíproca: a reorganização de um aplicativo para o ensino de Geometria. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23037, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724

RIBEIRO, Renata Deli da Rosa; MUENCHEN, Cristiane. Um olhar para as produções que abordam os princípios da Andragogia na Educação de Jovens e Adultos. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23038, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753

Downloads

Publicado

30.04.2023

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo. EXPEDIENTE 2023. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. Expediente, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.Expediente.id664. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/664. Acesso em: 22 dez. 2024.