EXPEDIENTE 2023
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.Expediente.id664Palavras-chave:
ExpedienteDownloads
Métricas
Referências
COMO CITAR OS ARTIGOS PUBLICADOS – JANEIRO A ABRIL DE 2023
RODRIGUES, Márcio Urel; AZEVEDO, Sinelza Gonzaga de Melo. Software GeoGebra nas aulas de matemática do ensino médio: um olhar para dissertações e teses no Brasil. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23001, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23001.id1694
ANTUNES, Marcelo Moreira; PINTO, Luiz Felipe Machado. Educação Física Adaptada: uma realidade distante na formação continuada de docentes. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23002, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691
RODRIGUES, Janini Gomes Caldas; SCHERER, Suely. Gamificação em Aulas de Matemática: uma possibilidade para o ensino de funções. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23003, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654
DEROSSI, Caio Corrêa. Uma análise sobre as pesquisas (auto) biográfica e biográfica: visada panorâmica nas plataformas da CAPES e da BDTD. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23004, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.23004.id1588
NASCIMENTO, Kelin Regina Bergamini do. Escolas Públicas em Comunidades Plurilíngues: arcabouço teórico-metodológico das produções científicas de 2007 a 2021. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23005, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23005.id1575
SOUZA, Raquel de; ORTOLAN, Rodrigo Lício; FREITAS, Nathália Luiz de. Potenciais contribuições da Língua Inglesa para a formação integral de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23006, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558
PEREIRA, Gustavo Gomes; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; CAVALCANTE, Maria da Paz. Estágio docente em Arte/Música nos anos finais do Ensino Fundamental: relato de experiência em uma EREE de Mossoró (RN). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23007, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546
SANTOS, Thaís Athayde dos; LAGE, Débora de Aguiar. A morfologia vegetal na perspectiva dos livros didáticos do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23008, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734
SOUZA, Caroline Batista Silva de et al. Natureza da Ciência na Educação Básica: uma análise de documentos curriculares oficiais. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23009, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676
ALMEIDA, Eduardo Carvalho de; COSTA, Marta Rios Alves Nunes da; QUEIRÓS, Wellington Pereira de. Design Thinking nas pesquisas sobre a formação de professores. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23010, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23010.id1638
LIMA, Thauana Sousa; PERINI, Janine Alessandra. Estágio Supervisionado: desafios da docência em Música no Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23012, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476
WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. Práticas docentes e educação CTS na formação continuada: um estudo de revisão. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23013, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498
LIMA, Luis Fernando Queiroz de; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira. Abordagem da doença tromboembólica venosa nos livros de biologia conforme o programa nacional do livro didático. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23014, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508
SANTOS, Carine Borba dos et al. Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para abordagem da temática Arborização Urbana. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23015, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650
FRANCELINO, Martonio José Marques; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Metodologia PBL: Uma prática docente no Curso de Engenharia Civil. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23016, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679
SILVA, Maria Jailda de Carvalho; COSTA, Marcones Ferreira; SANTOS, Michelli Ferreira dos. Modelos didáticos do DNA como estratégia para o ensino de genética em uma escola do campo. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23017, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23017.id1695
BRANDÃO, Juliana Jardini; SOUZA, Hilton Marcelo de Lima; MIRANDA, Anderson Fernandes de. Uso do Quiz como ferramenta para o ensino e a aprendizagem sobre Mitose. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23018, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438
BITTENCOURT, Luana Silva; LIMA, Dannieli Dias. Reflexões sobre a utilização das TIC’s no ensino de ciências na região norte em período de pandemia. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23019, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702
MEDEIROS, Emerson Augusto de; GOMES, Luzineide Márcia de Paula; NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do. Dificuldades de aprendizagem na sala de aula: perspectivas de professores de uma escola no campo. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23020, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710
GARCIA, Sônia Regina; MATSUDA, Sandra Satiko; RINALDI, Carlos. Evolução biológica: construção de conceitos com estudantes do Ensino Fundamental II. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23021, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23021.id1721
MICHALSZESZEN, Lucineia; WOBETO, Carmen; ROSINKE, Patrícia. Interdisciplinaridade entre a física e química: estudo do calor. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23022, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736
CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de et al. Formação de professores: Estado do conhecimento das produções acadêmicas do PPGE - UFT (2014-2021). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23023, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23023.id1595
AVELINO, Wagner Feitosa; SOUZA NETO, Samuel de. Reflexão crítica no cotidiano escolar da Disciplina de História: um estudo autoetnográfico na Educação Básica. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23024, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652
FREIRE, Dianara Figueirêdo; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A regra de três inversa em Lilavati (1150), de Bhāskarācārya, como recurso para a Formação de Professores e o ensino de Matemática. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23025, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23025.id1699
SABINO, Raquel do Nascimento. Experiência educativa para superar aspectos negativos da pandemia da Covid-19 na escola pública. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23026, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705
CAVALARO, Adriana Gentilin et al. Professores pedagogos e sua relação com o saber matemático. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23027, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23027.id1717
LARANJEIRA, Viviane Pereira; SILVA, Vera Lúcia Reis da. O Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores: o que dizem pesquisas sobre a temática? Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23028, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727
RODRIGUES, Fonseca de Andrade; CARVALHO, Edione Teixeira de. Práticas docentes: o lúdico como estratégia motivadora de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23029, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23029.id1743
OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de; COSTA, Walber Christiano Lima da. Bingo de Fração em Libras: desvelando um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23031, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778
VERDÉRIO, Leonardo Álisson Pompermayer; SOUZA, Leila Cristina Aoyama Barbosa. Concepções de professores sobre o ensino do tema Queimadas nas aulas de ciências em escolas públicas de Rondonópolis/MT. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23032, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23032.id1517
RIBEIRO, Mariana Alves; QUEIXAS, Ricardo Campos; FESTOZO, Marina Battistetti. O Reino Fungi no ensino remoto: análise de uma aula construída coletivamente por professores em formação. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23033, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662
SILVA, Suelione Fernandes da; LIMA, João Vitor Melo de; MEDEIROS, Leonardo Rafael. Programa Residência Pedagógica e ensino de estatística: uma experiência com enfoque interdisciplinar por meio da informática no formato remoto. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23034, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23034.id1692
SILVA, Vladimir Schuindt da et al. Impactos da atuação de professores de Educação Física do Instituto Benjamin Constant durante a pandemia da COVID-19: um relato de experiência. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23035, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718
ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Residência Pedagógica: a inserção da Educação Ambiental articulada com questões do cotidiano no Ensino de Química. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23036, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762
MENDES, Hemerson Milani; MELLO, Irene Cristina de; JACON, Liliane da Silva Coelho. Moldagem recíproca: a reorganização de um aplicativo para o ensino de Geometria. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23037, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724
RIBEIRO, Renata Deli da Rosa; MUENCHEN, Cristiane. Um olhar para as produções que abordam os princípios da Andragogia na Educação de Jovens e Adultos. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23038, 2023. http://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.