DESAFIOS DE ACESSO AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - CAMPUS CACOAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22043.id1383

Palavras-chave:

Edital, Assistência Estudantil, Leitura

Resumo

Programas sociais têm sido parte dos desafios enfrentados por educadores na atualidade. Este artigo tem como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia do Campus Cacoal no acesso ao Programa de Assistência Estudantil da referida instituição. Trata-se de estudo de caso, conduzido com o suporte de pesquisa bibliográfico-documental, iniciados em 2021. Os dados foram obtidos mediante pesquisa no site da instituição e em obras bibliográficas. A análise tem base em Freire (2003), Freire e Macedo (2011), Santos e Nascimento (2011), Silveira (2019) e Farias (2021), dentre outros. O desenvolvimento do produto educacional ainda está em processo, de modo que se apresentam, nesse artigo, apenas as reflexões de ordem teórica e as análises documentais. Os resultados indicaram que a dificuldade de interpretação textual está na base dos desafios de acesso ao Programa de Assistência Estudantil do IFRO, e responde pela maior parte dos indeferimentos das inscrições; por outro lado, o gênero edital, ao postular neutralidade e impessoalidade, serve-se de uma linguagem muitas vezes distinta da que é usual, apresentando termos de difícil compreensão para o leitor de Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aguinaldo Pereira, IFRO

Doutorado em Linguística (UnB) Professor no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT/ IFRO)

Elenice Norma Doenha Moura, IFRO

Graduação em Serviço Social (Unopar) Técnica em enfermagem do IFRO Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT/ IFRO)

Referências

BEZERRA, Ruth Ferreira; BARBOSA, Xênia de Castro. Entre-Textos: um olhar sobre as políticas públicas de formação de leitores e suas expressões no IFRO - Campus Porto Velho Calama. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, 2020.

BEHRENS, Marilda Aparecida; OLIARI, Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na Educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 53-66, jul. 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4156/4072. Acesso em 27/10/2021.

BRASIL. República Federativa. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 17/11/2021.

BRASIL. República Federativa. Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, 2010.

BRITO, Fernando. CEE - Conselho Estadual de Educação. 8 de setembro - Dia Mundial da Alfabetização. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/2021/09/08/8-de-setembro-dia-mundial-da-alfabetizacao. Acesso em 27/10/2021.

CARMO, Maria. Analfabetismo Funcional e as relações com as redes sociais. 24 de maio de 2021. Coluna diário da manhã. FAMETRO. Disponível em: https://fametro.edu.br/2021/05/24/analfabetismo-funcional-e-as-relacoes-com-as-redes-sociais-coluna-diario-da-manha. Acesso em 17/11/2021.

COSTA, Simone Gomes. A equidade na educação superior: uma análise das Políticas de Assistência Estudantil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

FARIAS, Daniela Gomes de. A política nacional de assistência estudantil nas universidades públicas federais: os desafios ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais no âmbito de programas e acessos estudantis. 124 f. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade de Brasília: Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/41724/1/2021_DanielaGomesdeFarias.pdf. Acesso em 27/10/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2003.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo Pereira. A alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho da. (Org.). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: CUT, 2005, v. 1, p. 19-62.

GATTI, Bernadet. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.

IFRO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Política de Acesso, Permanência e Êxito do IFRO.2017. Disponível em https://portal.ifro.edu.br/images/ConsultaPublica/Minutas/Minuta_Pol%C3%ADtica_de_Acesso.pdf. Acesso em 17/11/2021.

IFRO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Resolução nº 23/reit - CONSUP/IFRO, de 26 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil (REPAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

IFRO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Resolução Nº 26/REIT - CONSUP/IFRO, de 04 de abril de 2018. Porto Velho: 2018. Disponível em: https://portal.ifro.edu.br/consup-nav/resolucoes/2018/8485-resolucao-n-10-consup-ifro-de-10-de-janeiro-de-2018. Acesso em 17/11/2021.

IFRO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Resolução Nº 10/REIT - CONSUP/IFRO, de 10 de janeiro de 2018. Porto Velho: 2018. Disponível em: https://portal.ifro.edu.br/consup-nav/resolucoes/2018/8485-resolucao-n-10-consup-ifro-de-10-de-janeiro-de-2018. Acesso em 17/11/2021.

IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 129, p. 285-303. Acesso em 17/11/2021.

LIRA, Bruno Carneiro. Leitura e recontextualização: o discurso multicultural (Coleção Comunicar), São Paulo: Ed. Paulinas, 2010.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, Ano 23, Vol. 2 - 2007.

NASCIMENTO, E. Pereira. Artigo científico: Gêneros do Universo Oficial/Empresarial: para além dos manuais de redação. Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 2, 2010.

OLIVEIRA NETO, Nilton; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. ARIDE, Paulo Henrique Rocha. Trabalho como princípio educativo: Uma busca pela definição do conceito e sua relação com o capitalismo. 2018. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/387. Acesso em 19/11/2021.

SANTOS, Sandra Maria de Carvalho. NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. O gênero edital e suas características linguístico-discursivas: para além dos manuais de redação. 2011. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/2331/1485. Acesso em 28/10/2021.

SILVEIRA, Hélio Pereira da Mota. Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal da Paraíba e os critérios para concessão do Auxílio Restaurante Universitário no Campus I. João Pessoa – Paraíba. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação). Universidade Federal da Paraíba: 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15388/1/Arquivototal.pdf. Acesso em 29/10/2021.

VASCONCELOS, Natália. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 399-411, 2010.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

PEREIRA, Aguinaldo; DOENHA MOURA, Elenice Norma. DESAFIOS DE ACESSO AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - CAMPUS CACOAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22043, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22043.id1383. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/230. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias