Abordagem didático-pedagógica para aulas de educação financeira na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24017.id856

Palavras-chave:

Educação Financeira, Formação inical de professores, Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a formação inicial dos professores de matemática visando metodologias alternativas para o ensino da Educação Financeira. Metodologicamente, trabalhando com uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos foram divididos em dois momentos com 15 licenciados do curso de Matemática, trabalhamos atividades em sala e entrevista, a coleta de dados ocorreu por meio de áudio, vídeo e a elaboração de um caderno de campo. Os resultados mostraram que a teoria alinhada com a atividade prática contribui significativamente para uma compreensão completa do objeto de estudo, consequentemente as experiências compartilhadas pelos professores em formação, corroboraram para uma discussão aprofundada sobre a importância de educação financeira. Por fim, percebeu-se a notoriedade da formação inicial dos professores de Matemática para contemplar as necessidades da BNCC e, por consequência, formar cidadãos com consciência nas decisões financeiras.

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Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Malena Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na linha: Tecnologias para Educação, Difusão e o Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

09.06.2024

Como Citar

SOARES, Guilherme Araújo; OLIVEIRA, Malena Albuquerque; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Abordagem didático-pedagógica para aulas de educação financeira na formação inicial de professores de matemática. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24017, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24017.id856. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/856. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias