UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Arborização, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares da implementação de uma proposta didática para a abordagem de conceitos sobre arborização urbana em um curso de extensão, que ocorreu de forma remota, com estudantes de uma escola pública da cidade de Osório (RS). A sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa, teve suas atividades planejadas de modo a atender as três condições essenciais para a aprendizagem significativa: a apresentação de um novo conhecimento, estruturado de maneira lógica; a existência de conhecimentos prévios que possibilitem a sua conexão com o novo conhecimento; motivação discente para apreender. São analisados indícios de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, apresentados ao longo das atividades. Considera-se que a UEPS teve boa aceitação, mesmo sendo um estudo preliminar que faz parte de uma investigação mais abrangente, já que é possível identificar indícios de aprendizagem significativa dos conceitos científicos relacionados à arborização urbana.

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Biografia do Autor

Carine Borba dos Santos, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências (UFRGS)

Daniele Trajano Raupp, UFRGS

Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS) Professora no Instituto de Química (UFRGS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRGS)

Lisiane Zanella, UFLA

Doutorado em Ecologia Aplicada (UFLA) Professora EBTT de Ciências Biológicas (IFRS Campus Osório) Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRGS)

Mariana Nunes Barato, IFRS

Licenciada em Matemática (IFRS Campus Osório) Professora de Matemática da Rede Estadual do Rio Grande do Sul

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SANTOS, Carine Borba dos; RAUPP, Daniele Trajano; ZANELLA, Lisiane; BARATO, Mariana Nunes. UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23015, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/160. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias