O Ensino de Termodinâmica e as suas relações com questões ambientais: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24017.id829Palavras-chave:
Termodinâmica, Ensino de Ciências, Química AmbientalResumo
A natureza abstrata e complexa da Termodinâmica demanda abordagens variadas e contextualização com exemplos práticos para superar dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, apresentamos uma revisão de literatura, realizada no Portal de Periódicos CAPES, objetivando compreender metodologias utilizadas, materiais didáticos e contextos de pesquisa no ensino de Termodinâmica. Ademais, investigamos a relação com questões ambientais, em virtude do papel significativo dessa temática, com tópicos como eficiência energética, mudanças climáticas e impacto das ações antrópicas no ambiente. Aplicando os critérios de seleção, dez manuscritos foram examinados, utilizando Análise de Conteúdo de Bardin e alocados nas categorias: História da Ciência, Papel da Experimentação, Investigações de Conceitos Espontâneos e Científicos, Implicações para o Ensino de Ciências e Materiais Didáticos. Somente um estudo apresentou relação com questões ambientais, o que reflete uma visão simplista e reducionista, utilizando apenas exemplos das máquinas térmicas, sem considerar a relevância da abordagem dos conceitos de termodinâmica com as questões ambientais atuais.
Downloads
Métricas
Referências
AFONSO, Ana Sofia; FREITAS, Daniel A.. As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 47, p. 1-25, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202147231078. Acesso em: 20 jul. 2023.
BALDOW, Rodrigo. Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodinâmica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,, [s. l], p. 3-19, maio 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013. Acesso em: 20 jul. 2023.
DIMAS, Matheus de Souza., NOVAES, Ana Maria Pires de, AVELAR, Katia Eliane Santos. (2021). O ensino da Educação Ambiental: desafios e perspectivas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 501–512. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10914. Acesso em: 26 jul. 2023.
RAUPP, Jaqueline Costa de Souza; CUNHA, Josane do Nascimento Ferreira. Percepção e Levantamento Sobre a Educação Ambiental dos Alunos da Educação Básica de Uma Escola Municipal de Cuiabá/MT. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 212–226, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p212-226.id399. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/558. Acesso em: 17 ago. 2023.
SANTOS, Bianca Fernandes Guimarães Severo dos; ROYER, Marcia Regina. O Desenvolvimento do Pensamento Crítico Sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente: Concepção dos Alunos do Ensino Médio do Município de Uniflor - PR. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 234–248, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p234-248.id578. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/487. Acesso em: 17 ago. 2023.
FERREIRA, Mariane Grando. Análise Sobre Educação Ambiental Abordada em Artigos de Divulgação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 5, n. 4, p. 3-17, set. 2018. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1228/938. Acesso em: 26 jun. 2023.
GONÇALVES, Josué Martins; JULIÃO, Murilo Sérgio da Silva. Analogias em livros didáticos destinados ao ensino superior: química orgânica versus físico-química. Investigações em Ensino de Ciências, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 92, 18 dez. 2016. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p92. Acesso em: 26 jul. 2023.
GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida; SILVA, Flávia Cristiane Vieira da; SIMÕES NETO, Jose Euzebio. Modos de pensar sobre entropia e espontaneidade de licenciandos em química a partir da teoria dos perfis conceituais. Actio: Docência em Ciências, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 15, 8 jul. 2019. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n2.8836. Acesso em: 26 jul. 2023.
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.. A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de física. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), [S.L.], v. 9, n. 2, p. 222-237, dez. 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090205. Acesso em: 22 jun. 2023.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto; GERMANO, Jóse Silvério Edmundo. Proposta de atividade para abordagem do conceito de entropia no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 367-378, 24 ago. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367. Acesso em: 27 jul. 2023.
OLIVEIRA, Guilherme Cordeiro da Graça de. Avaliação de conceitos de termodinâmica clássica através de mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [s. l], p. 169-187, set. 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2009/2525. Acesso em: 20 jul. 2023.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; ALVIM, Márcia Helena. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 554-581, 23 set. 2020. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10669. Acesso em: 27 jul. 2023.
SILVA, Geilson Rodrigues da; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. A Produção Científica Nacional em Periódicos Sobre o Ensino da Termodinâmica. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 559–577, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/520. Acesso em: 17 ago. 2023.
JESUS, Janile Silva Rodrigues de; JESUS, Bruno Souza de. O Impacto do Uso do Smartphone na Educação Escolar: Uma Revisão Sistemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22057, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22057.id1541. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/244. Acesso em: 12 ago. 2023.
SANTOS, Zanoni Tadeu Saraiva dos. Conteúdo de Entropia na Física do Ensino Médio: Análise do Material Didático e Abordagem histórica. Holos, [s. l], v. 3, p. 75-84, set. 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/180/165. Acesso em: 20 jul. 2023.
SILVA, Geilson Rodrigues da; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas. Revista Insignare Scientia - Ris, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 49-63, 24 ago. 2020. Universidade Federal da Fronteira Sul. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11288. Acesso em: 20 jul. 2023.
SILVA, Geilson Rodrigues da; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. A construção histórica conceitual da Termodinâmica para o Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - Ris, [S.L.], v. 3, n. 5, p. 540-559, 18 dez. 2020. Universidade Federal da Fronteira Sul. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11526. Acesso em: 20 jul. 2023
SILVA, Geilson Rodrigues da; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. A produção científica nacional em periódicos sobre o ensino de termodinâmica. Revista Prática Docente, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 559-577, 27 dez. 2019. Revista Pratica Docente. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432.
SILVA, Priscila do Nascimento; SOUZA, Larissa Oliveira de; SILVA, Flávia Cristiane Vieira da; SIMÕES NETO, José Euzebio. A Transposição Didática do conteúdo Termodinâmica Química. Revista Insignare Scientia - Ris, [S.L.], v. 2, n. 4, p. 198-218, 19 dez. 2019. Universidade Federal da Fronteira Sul. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10971. Acesso em: 23 jul. 2023.
SOARES, Cintia Mendonça; ALVIM, Marcia Helena. Reflexões Sobre a Potencialidade da Inserção da História das Ciências no ensino de Ciências Através da Temática da Revolução Científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 478-493, 1 jan. 2020. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2559. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUZA, Rafaelle da Silva; GRECA, Ileana M.; SILVA, Indianara Lima; TEIXEIRA, Elder Sales. Ensino de Mecânica Quântica na licenciatura em Física por meio da História e Filosofia da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.L.], v. 38, n. 2, p. 914-944, 20 set. 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74157. Acesso em: 22 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.