EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA SUPERAR ASPECTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705

Palavras-chave:

Educação básica, Vulnerabilidade social, Pandemia, Covid-19, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

Objetivou-se compreender a experiência educativa desenvolvida em uma escola pública municipal durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, que possibilitou dar prosseguimento ao processo de ensino e aprendizagem para alunos em situação de vulnerabilidade. Uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no ano de 2020 por uma equipe multidisciplinar pedagógica em uma escola pública da educação básica de João Pessoa, capital da Paraíba, que cumpriu as fases: exploratória, levantamento de estratégias resolutivas, ação e avaliação. Concluiu-se que os múltiplos percalços para prosseguir com o ano letivo interrompido e para implementar o ensino remoto emergencial para alunos em contexto de vulnerabilidade social foram minorados pelas ações colaborativas da equipe pedagógica, com inclusão de alunos, familiares e Poderes Legislativos e Executivo Municipal. Ainda assim, a evasão escolar foi elevada, requisitando políticas públicas abrangentes da problemática que considerem as causas, além dos limites espaciais da escola.

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Biografia do Autor

Raquel do Nascimento Sabino, UFPB

Doutorado em Educação (UFPB) Professora da Educação Básica do Município de João Pessoa-PB

Patrícia Menezes de Luna Freire Chaves, FIP

Especialização em Psicopedagogia (FIP) Gestora pedagógica da Rede Municipal de João Pessoa-PB

Vanusa Nascimento Sabino Neves, UFPB

Doutoranda em Educação (PPGE/UFPB)

Lia Machado Fiuza Fialho, UFPB

Pós-doutorado em Educação (UFPB) e em História da Educação (USAL) Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Docente do Mestrado em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SABINO, Raquel do Nascimento; CHAVES, Patrícia Menezes de Luna Freire; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza. EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA SUPERAR ASPECTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23026, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/171. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias