PROFESSORES PEDAGOGOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23027.id1717

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Professor pedagogo, Relação com o saber, Matriz 3x3

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que entrevistou professores pedagogos do Ensino Fundamental Anos Iniciais a respeito da sua relação com o saber matemático, enquanto docentes que ensinavam Matemática na Educação Básica. Para analisar o que os pedagogos manifestaram durante as entrevistas, consideramos a Matriz 3x3 ou Matriz do Professor, que foi um instrumento idealizado com o intuito de compreender como o professor se relacionava com o conteúdo que ministrava, com o ensino que praticava e com a aprendizagem do aluno, sempre assumindo esses três significantes (Conteúdo, Ensino e Aprendizagem) em três dimensões: Epistêmica, Pessoal e Social. Tendo as 9 células da Matriz do Professor como categorias a priori, ao fim do processo analítico, evidenciou-se que em 3 delas foi alocada a maioria das manifestações: 1B, que “Diz respeito ao conteúdo enquanto objeto pessoal”; 2B, que “Diz respeito ao ensino enquanto atividade pessoal”; 2A, que “Diz respeito às relações epistêmicas que o professor estabelece com o ensino que pratica”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Gentilin Cavalaro, UEM

Graduada em Pedagogia (Unicesumar) e em Educação Física (UEM) Professora do Serviço Social do Comércio (SESC)

Marinez Meneghello Passos, UNESP

Doutora em Educação (UNESP) Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Sergio de Mello Arruda, USP

Doutor em Educação (USP) Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP)

Miderson Andrei de Souza Santana, FAP

Graduação Matemática (FAP) Professor da Secretaria de Educação do Paraná (SEED)

Referências

ARRUDA, Sergio de Mello; LIMA, João Paulo Camargo; PASSOS, Marinez Meneghello. Um novo instrumento para análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 11, p. 139-160, 2011.

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. A relação com o saber na sala de aula. In: EDUCOM – Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, 9., 2015, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, 2015. Disponível em: http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Instrumento para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 95-115, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011.

CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Relação com o saber, com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil. Revista Educação Matemática Pesquisa, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 119-144, 2017.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, [s. l.], n. 9, 2011.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 15. ed. [s. l.: s. n.], 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENEGUETE, Hemilyn da Silva; TURKE, Nathália Hernandes; PASSOS, Marinez Meneghello. Education of teachers of the initial years of Elementary School in the face of overcoming difficulties in mathematics. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, e051, 2021.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

PASSOS, Marinez Meneghello. O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bibliográfica em periódicos na área de Educação Matemática no Brasil. 2009. 328 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Bauru, 2009.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

CAVALARO, Adriana Gentilin; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello; SANTANA, Miderson Andrei de Souza. PROFESSORES PEDAGOGOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23027, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23027.id1717. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/172. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias