CONTRIBUIÇÕES DO GEPEIMAZ PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22115.id1773

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de conhecimento, GEPEIMAZ

Resumo

Este artigo apresenta uma breve discussão, sobre a produção de conhecimento desenvolvida pelos participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia (GEPEIMAZ). Apresenta indicadores de produção voltados para os estudos e propostas desenvolvidos, em diferentes espaços de investigações, mais especificamente, na região oeste do estado do Pará. Apresentamos um panorama das produções associadas aos estudos desenvolvidos, sendo que, a organização e tratamento das informações, deu-se a partir de um levantamento de trabalhos e propostas vinculadas ao Grupo de Pesquisa GEPEIMAZ, localizados em diferentes fontes e bases de dados, assumindo características de uma pesquisa essencialmente bibliográfica, semelhante à revisão de estudos. As informações apresentadas, apontam resultados significativos, com base na produção desenvolvida pelo grupo, de forma a demarcar a importância dos grupos de pesquisas, na consolidação de espaços de pesquisa, aprendizagem, ensino e de desenvolvimento profissional, em Educação Matemática, na região oeste do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Professor na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT)

Neliane Mota Rabelo, UFPA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA) Pedagoga na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Francisco Robson Alves da Silva, UFPA

Doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA) Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA)

Márcia Cristina Gonçalves Gomes, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT) Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Referências

AZEVEDO, Júlio Fernandes; MAFRA, José Ricardo; SANTOS, Igor Pereira dos. Tecnologias educacionais e educação Integral: uma interface possível. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.7, p. 71977-71992 jul. 2021. Disponível em https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/33075. Acesso em 14/07/2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-394

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MAFRA, José Ricardo. Plano de trabalho – Projeto Novos Talentos – STEM/Capes. Texto digitado, 2015.

MAFRA, José Ricardo. Memorial de Atividades Acadêmicas. Santarém/PA, 92p. 2022

SANTOS, Igor Pereira dos. Robótica educacional e o ensino de matemática: integrando experimentações em uma escola de tempo integral. (Monografia de Graduação). Instituto de Ciências da Educação. Licenciatura em Informática Educacional. 2019.

SANTOS, Gilson Pedroso; MAFRA José Ricardo. O Pensamento Computacional, TDIC e a Formação de Professores. In: BRASILEIRO, Tânia Suely; PACÍFICO, Juracy Machado (Orgs.) Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento. Santarém/PA: Rosivan Diagramação e Artes Gráficas, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/iced/publicacao/. Acesso em 21/07/2022.

Downloads

Publicado

09.12.2022

Como Citar

SOUZA MAFRA, José Ricardo e; MOTA RABELO, Neliane; ALVES DA SILVA, Francisco Robson; GONÇALVES GOMES, Márcia Cristina. CONTRIBUIÇÕES DO GEPEIMAZ PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22115, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22115.id1773. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/187. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)