INTEGRAR, APRENDER, CRESCER: OFICINAS DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS TUBARÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22071.id1539

Palavras-chave:

Permanência e êxito, Projeto de ensino, Planejamento de estudos, Desenvolvimento profissional, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de ensino “Integrar, Aprender, Crescer: oficinas de planejamento de estudos e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus Tubarão”, composto por um conjunto de oficinas que visam à elevação da permanência e êxito dos discentes, bem como o combate à evasão e retenção, por meio do aumento da efetividade do tempo de estudo e a orientação profissional. O projeto foi planejado e executado de julho a dezembro de 2018. Nesse sentido, duas dimensões foram trabalhadas pelas oficinas: a primeira diz respeito aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas pelos discentes em seus tempos de estudo. A segunda, refere-se a preparação profissional, demonstrando a relação entre desempenho acadêmico e profissional. A integração das temáticas faz-se necessária no sentido da complexidade do enfrentamento à evasão e retenção, por meio do envolvimento da comunidade interna e externa do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Tubarão. Ao final do projeto conclui-se que os objetivos foram alcançados e foram atendidos nas atividades executadas aproximadamente 120 alunos.

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Biografia do Autor

Fernanda Corrêa Garcia, UNESC

Doutoranda em Educação (PPGE - UNESC) Mestre em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT/IFSC) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Gisely Cordova Bardini, IFSC

Especialista em Tecnologias da Educação (PUC-RIO) Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Thayse Gonçalves da Silva, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC) Coordenadora de Extensão e Relações Externas e Assistente de alunos no Instituto  Federal de Santa Catarina (IFSC)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

CORRÊA GARCIA, Fernanda; CORDOVA BARDINI, Gisely; GONÇALVES DA SILVA, Thayse. INTEGRAR, APRENDER, CRESCER: OFICINAS DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS TUBARÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22071, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22071.id1539. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/210. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias