A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22078.id1583

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino e aprendizagem, Números decimais, Calculadora

Resumo

Este trabalho  teve por objetivo analisar se uma sequência de ensino usando a calculadora simples contribui para a compreensão do conceito e das propriedades dos números decimais. O caminho metodológico seguiu as quatros fases da Engenharia Didática: estudos preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As atividades com a calculadora foram aplicadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará e fazem parte da pesquisa de Jucá (2008). Os resultados apontaram que a calculadora contribuiu de forma favorável para a aprendizagem, possibilitando que os alunos se envolvessem em atividades de investigação para que compreendessem o conceito de números decimais e suas propriedades.

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Biografia do Autor

Rosineide de Sousa Jucá, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA)

Antonio José de Barros Neto, UEPA

Doutor em Educação matemática (PUC/SP) Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Pedro Franco de Sá, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

SOUSA JUCÁ, Rosineide de; BARROS NETO, Antonio José de; FRANCO DE SÁ, Pedro. A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22078, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22078.id1583. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/217. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias