FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069Palavras-chave:
Formação Inicial, Formação Continuada, Ensino de MatemáticaResumo
Esta pesquisa partiu das questões norteadoras: Quais as dificuldades encontradas por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática? De que maneira estas dificuldades podem ser superadas? Assim, teve como objetivoidentificar as dificuldades encontradas por professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática, destacando de que modo foram superadas. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário para 07 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Emergiram 03 categorias: (C1) Relatos das vivências pessoais em relação à disciplina de matemática; (C2) Superação das dificuldades em matemática; (C3) Sugestões acadêmicas para a formação docente. A partir dos resultados encontrados, verificou-se que a formação continuada, a troca de experiências e a disponibilidade de materiais que abordam os conteúdos matemáticos são fatores que afetaram diretamente a superação das dificuldades com a disciplina.
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