NOVOS TEMPOS E NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS: A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185

Palavras-chave:

Ensino remoto, Educação básica, Tecnologia

Resumo

A tecnologia tem sido uma aliada importante da educação básica em tempos pandêmicos, mas ainda há professores e alunos com dificuldade de adaptação a essa nova realidade. Por isso, este trabalho, com bases bibliográficas, tem o objetivo de apresentar e debater questões que envolvem a problemática do ensino remoto na educação básica, incluindo limites e possibilidades de sucesso educacional nessa modalidade. O levantamento bibliográfico mostrou que, embora o Brasil seja um país que consome um grande número de recursos tecnológicos, estes não estão sendo utilizados na educação. Além disso, constatou-se que, para que pudessem avançar nos estudos, durante o distanciamento social, professores e alunos precisaram se reinventar e, embora a situação seja controversa, acredita-se que a prática das aulas remotas trará benefícios futuros, pois teremos professores com maior expertise no uso das tecnologias, o que pode fazer com que surja, no ensino presencial, aulas mais dinâmicas e interativas.

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Biografia do Autor

Elton Castro Rodrigues dos Santos, UNESP

Doutorado em Educação (UNESP) Professor da Faculdade do Cooperativismo (ICOOP)

Marineide de Oliveira da Silva, UNESP

Doutorado em Educação (UNESP) Professora do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) 

Niltom Vieira Junior, UNESP

Doutorado em Engenharia Elétrica (UNESP) Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, Elton Castro; OLIVEIRA DA SILVA, Marineide de; VIEIRA JUNIOR, Niltom. NOVOS TEMPOS E NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS: A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e056, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/344. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias