CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1944-1963.id872Palavras-chave:
Material Didático, Micologia, Leitura complementar ao LDResumo
O PISA (2018) demonstrou que 55% dos estudantes brasileiros estão com um baixo rendimento em Ciências, evidenciando a necessidade de introduzir novas metodologias com vistas em ressignificar o ensino-aprendizagem da disciplina. Foi, então, proposta a construção de um livreto sobre o Controle Biológico de pragas pelos estudantes, temática que parte da realidade dos sujeitos. O objetivo foi construir conhecimento a partir da produção textual e ilustrativa sobre o tema, considerando o desenvolvimento dos indicadores de Alfabetização Científica: escrever em ciências, criar, articular ideias e problematizar. Foram realizados: levantamento bibliográfico; socialização; produção textual e ilustrativa em dupla; correção; produção textual e ilustrativa (segunda versão); organização e montagem do livreto para leitura complementar ao Livro Didático. Os estudantes demonstraram apropriação do conhecimento a partir das produções, corroborando que práticas de escrita e produção ilustrativa são favoráveis na disciplina de Ciências, sendo isto intensificado pela relação do conhecimento científico com conhecimento cotidiano.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Sérgio Batista. Fungos entomopatogênicos, p. 289–381. In: S. B. Alves (ed.) Controle Microbiano de Insetos. Piracicaba, FEALQ, 1163 p. 1998.
BATISTA, Paulo Sérgio. Aprendizagem em Ciências no Ensino Básico: uma investigação proporcionada pelos ambientes diferenciados. Paulo Sérgio Batista. Orientador José Vicente Lima Robaina- Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/211493. Acesso em: 06 Out 2020.
BRASIL. Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. In: Resumo de resultados nacionais do PISA, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa. Acesso em: 30 Abr 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular comum. MEC/SEB, 2017. Disponível em: Acesso em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 06 Out 2020.
COSTA, Gelso Dalla. O uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas do milho: uma reflexão necessária para a formação de alunos do curso técnico em agropecuária. In: Os desafios das escolas públicas paranaenses na perspectiva do professor PDE (produções didático-pedagógicas). Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_dtec_unioeste_gelsodallacosta.pdf Acesso em: 18 mai 2020.
EMBRAPA. Trajetória da agricultura no Brasil. Portal Embrapa, 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira. Acesso em: 06 Out 2020.
GARCIA, Leandro de Oliveira. Utilização de fungos entomopatogênicos para de controle de Orthezia praelonga (Sternorrynch: Ortheziidae) (Tese). Piracicaba, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11146/tde-10092004-151307/publico/marcelo.pdf Acesso em: 22 Jun 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução a pesquisas qualitativas e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63 Mar./Abr. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
MARTEIS, Letícia Silva; STEFFLER, Lizandra Makowski; SANTOS, Roseli La Corte dos. Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. In: Scientia Plena, v. 7, n. 6, 2011. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/191/0. Acesso em: 18 mai 2020.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. 2014. 311 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110898. Acesso em: 21 mai 2020.
PIZARRO, Maria Vaitiekunas; JÚNIOR, Jair Lopes. Indicadores de Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no Ensino de Ciências nos anos iniciais. In: Investigações em Ensino de Ciências – V20(1), pp. 208-238, 2015. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66/42. Acesso em: 22 Jun 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p208
PORTELA-SILVA, Ana Paula de Almeida; ALVES, Roberto Teixeira; LUNA-ALVES LIMA, Elza Aúrea de; LIMA, Vera Lúcia de Menezes. Bioformulations in Pest Control – A Review. Annual Research & Review in Biology, 5(6): 535-543, 2015. DOI: https://doi.org/10.9734/ARRB/2015/12395
REBERTE, Luciana Magnoni.; HOGA, Luiza Akiko Komura GOMES, Ana Luisa Zaniboni. O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Rev Latino-Am Enfermagem. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_14.pdf. Acesso em: 22 Jun 2020.
ROCHA JUNIOR, Valter Ferreira. Eficiência de fungos entomopatogênicos no controle do percevejo-bronzeado-do-eucalipto (Thaumastocoris peregrinus) (Hemiptera: Thaumastocoridae) em condições de campo/ Valter Ferreira Rocha Junior; orientador Genésio Tâmara Ribeiro. – São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6769/2/VALTER_FERREIRA_ROCHA_JUNIOR.pdf. Acesso em: 07 Out 2020.
ROHLEDER, Michael Kuhn; LEUCK, Natana. Conexão entre conteúdos de aula e assuntos de interesse dos alunos. In: Revista Acadêmica Licencia&acturas. Ivoti v. 2 n. 2 p. 117-121. julho/dezembro, 2014. Disponível em: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/56 Acesso em: 19 mai 2020. DOI: https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.56
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. In: Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263. Acesso em: 22 Jun 2020.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Construindo argumentação em sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. In: Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97 - 114, jan. 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf> Acesso em: 10 Mai 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007
SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno; VIEIRA Carlos Alexandre. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. In: Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/314 Acesso em: 21 de Abril 2020. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314
SILVA, Katia Regina Araújo da et al. Elaboração de uma cartilha ilustrada como estratégia de educação ambiental para a preservação do meio ambiente e medidas que devem ser adotadas em caso de acidentes com animais peçonhentos. Revista Presença, [S.l.], v. 5, n. 13, apr. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/148. Acesso em: 07 Out 2020.
TAVASSOLI, Mosa; POURSEYED, Seyed Hassan; OWNAGH, Abdulghaffar; BERNOUSI, Iraj MARDANI, Karim. Biocontrol of pigeon tick Argas reflexus (Acari: argasidae) by entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae (ascomycota: hypocreales). In: Brazilian Journal of Microbiology (2011). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bjm/v42n4/v42n4a30.pdf. 22 Jun 2020. Acesso em: 20 mai 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-83822011000400030
VIEIRA, Maria José Guimarães. Um olhar sobre o corpo da escola indígena: diálogos entre o ensino de Ciências e as concepções dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Maria José Guimarães Vieira. ; orientador Edinéia Tavares Lopes. – São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6529/2/MARIA_JOSE_GUIMARAES_VIEIRA.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.
YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: 1limiares de um campo em (re)definição. In: Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 50 maio-ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a05.pdf Acesso em: 21 de Abril de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.